Gestão e Finanças
Cursos livres para trabalhadores de food service melhorarem a qualificação durante a quarentena
A quarentena imposta em diversos estados do país e o fechamento voluntário ou não de bares e restaurantes em outras cidades abriu a oportunidade para que gestores e colaboradores utilizem o tempo livre para melhorar a sua qualificação.
Diversos cursos online livres e gratuitos podem ajudar a melhorar o serviço quando a situação for normalizada no país, e englobam opções que vão do operacional ao gerenciamento. Segundo Carlos Melles, presidente do Sebrae, as micros, pequenas e médias empresas são as mais atingidas pela crise provocada pelo novo coronavírus, e são as que mais precisam melhorar os processos.
"Apesar de todas as crises recentes, os pequenos negócios geraram 12 milhões postos de trabalho nos últimos anos. Não será diferente agora, serão capazes de superar essa nova situação", explica.
Cursos
Os cursos são oferecidos por entidades públicas, de classe e privadas. Veja as opções disponíveis e como se inscrever:
Sebrae: são cursos voltados para quem já tem um negócio ou pretende começar a empreender depois que a crise passar, com opções que tratam de finanças, gestão, mercado, planejamento, recursos humanos, entre outros. Há, ainda, qualificação certificada para boas práticas de manipulação de alimentos, elaboração de cardápios e fichas técnicas, organização da cozinha, etc. Os cursos online livres e gratuitos do Sebrae podem ser acessados aqui.
Conexão Abrasel: elaborados em parceria com o Sebrae, os cursos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) são voltados principalmente a gestores, como aspectos da legislação trabalhista, medidas para evitar perdas no buffet, segurança alimentar, jornadas de trabalho, gestão de qualidade, entre outros. Os mesmos cursos devem ser oferecidos pelo Sindiabrabar através de uma parceria com a Abrasel-PR, e podem ser acessados aqui.
Senac: a entidade do Sistema S também oferece cursos livres à distância voltados para os colaboradores do mercado de gastronomia, como aproveitamento integral dos alimentos, boas práticas e controles operacionais, serviço de salão, cozinhas étnicas, entre outros. Os detalhes podem ser acessados aqui.
Prime Cursos: a instituição paulista oferece um curso básico gratuito para a formação de gastrônomo, com duração de 40 horas e certificado reconhecido pelo MEC. A grade curricular engloba conhecimentos básicos da gastronomia; aspecto histórico; organização de uma cozinha profissional, hierarquia na cozinha; regras de higiene; técnicas culinárias, bases da cozinha; ervas e agentes aromáticos; molhos, como utilizar e conservar ovos, grãos e cereais; legumes; massas; carnes; aves; peixes e frutos do mar. As inscrições podem ser feitas no site da instituição.
McDonald's: a rede de fast food que passou a atender apenas por drive thru e delivery lançou uma plataforma de qualificação de trabalhadores com um curso online gratuitos dividido em três pilares principais: Segurança Alimentar, Higiene e Desenvolvimento Sustentável. A grade curricular ainda está sendo montada, e as inscrições devem ser feitas previamente até quinta (26), às 18h, no site da universidade corporativa da rede. As aulas da primeira turma começam nesta sexta (27).
Faculdade Inspirar Gourmet: a faculdade de Curitiba começou a ministrar aulas de receitas simples e práticas para praticar em casa e se inspirar na volta ao trabalho. Serão pelo menos três receitas por semana publicadas no IGTV da instituição.