FoodCo

Personalização é uma tendência global no food service; confira 5 passos para aplicar no seu negócio

Beatriz Ponte
24/07/2025 17:26
Thumbnail

Laiz Menegazzo, consultora especializada do setor, em uma palestra sobre personalização, uma das principais tendências da NRA Show 2025. Crédito: Silvestre Laska

Os negócios de alimentação, independentemente de serem grandes redes ou operações de delivery, vão além de apenas entregar uma boa comida. Mais do que nunca, o consumidor busca experiências completas e únicas. Essa tendência de personalizar o atendimento, integrando equipe, dados e tecnologia, foi um dos destaques da palestra de Laiz Menegazzo, engenheira de alimentos e consultora especializada em food service, durante sua participação na 12ª edição do FoodCo. Experience, realizada nesta segunda-feira (21).
Inspirada nos conteúdos e novidades que presenciou na NRA Show 2025, uma das maiores feiras do setor do food service a nível mundial, Laiz trouxe para o evento uma reflexão sobre o comportamento do consumidor e os desafios de aplicá-los no dia a dia Diante de um público formado por donos de restaurantes, investidores e profissionais da gastronomia paranaense, reforçou que as pequenas e médias empresas também podem aplicar esses conceitos. 
Mas como sair do discurso e colocar a personalização em prática? Segundo Laiz, o caminho pode começar com cinco passos essenciais. O primeiro deles é transformar dados em conhecimento, analisando informações operacionais e identificando novas oportunidades. A partir daí, é hora de pensar em como envolver a equipe no processo. Isso inclui adotar métodos de engajamento que façam o time participar ativamente da construção dessa experiência. O segredo está em olhar para o todo: alinhar cozinha e salão, aprimorar o atendimento e garantir que todos compreendam o papel que têm na entrega de valor ao cliente.
O terceiro passo é entender como redesenhar a jornada do cliente do ponto de vista da experiência do seu negócio. “De modo geral, aqui é o momento de pensar em como você vira destino para o seu cliente, pensando na questão de personalização e humanização no atendimento mesmo. Até porque, de modo geral, é isso que os clientes estão buscando: uma experiência memorável”, complementa. 
O próximo passo é trabalhar em uma boa estratégia de engenharia no menu do ponto de vista de diferenciação, como por exemplo: receitas de família ou assinaturas de chefs, que trazem maior conexão com o público. Por fim, com todo o caminho feito, é avaliar como desenvolver isso dentro de um propósito macro, seja por expansão, aumento de menus ou novas experiências que geram maior valor ao seu cliente. 
Com formação em engenharia de alimentos, Laiz ingressou no ramo dos negócios gastronômicos por entender que existia uma dor latente no ramo, principalmente em aspectos de gestão. “A minha maior missão de modo geral, como pessoa e como empresária mesmo, é transformar o mercado através do conhecimento e que é pra gente contribuir para que os negócios tenham mais sucesso”, afirma. 
O FoodCo. Experience é a imersão presencial da comunidade FoodCo., que tem como propósito conectar empresários do ramo da gastronomia com através de conteúdos especializados. O evento contou com o patrocínio da Gold Food Service e Gedisa Energia, além do apoio da Toniolo Pães, Kurytyba Gastronomia, Vapza, Plano A, Freddo Gelateria e Itigo Poke. 
Bate-papo com donos de restaurantes por quilo
Além da participação no FoodCo. Experience, Laiz Menegazzo ministrou nesta terça-feira (22) uma conversa exclusiva para donos de restaurantes por quilo. O bate-papo contou com a presença de 8 empresários do segmento e teve como tema o controle de CMV e estratégias para diminuir o desperdício. Dentre as dicas trazidas, estavam: trancar o estoque, padronização de cardápio, definir estratégias de compras, fazer ficha técnica e medir o desperdício. O bate-papo foi promovido pelo FoodCo. Tech, frente de sistemas de gestão oficial da comunidade FoodCo.