FoodCo

Especialista em franchising dá dicas para quem quer entrar no mercado de franquias

Fernando Henrique de Oliveira
Fernando Henrique de Oliveira
20/05/2025 18:31
Thumbnail

Erlon Labatut durante palestra no FoodCo. Experience, em Curitiba; especialista compartilhou orientações para quem quer entrar no mercado de franquias. Crédito: Silvestre Laska.

Franqueador ou franqueado? Para quem deseja se lançar no mercado de franquias, a resposta exige mais do que entusiasmo: pede análise estratégica, conhecimento e um modelo de negócio sólido. Essa foi a principal mensagem trazida por Erlon Labatut, especialista em franchising e sócio da Franqueador.com, durante a 11ª edição do FoodCo. Experience, realizada na segunda-feira (19), na Casa Bom Gourmet, em Curitiba.
Com 16 anos de atuação em consultoria e treinamentos — sendo os últimos seis focados em franchising —, Erlon compartilhou suas principais orientações com um público formado por empresários, investidores e líderes do setor de food service do Paraná. O evento, promovido pela plataforma FoodCo., é hoje um dos principais fóruns de negócios do segmento no estado, unindo conteúdo relevante, networking e mentorias.
Para Erlon, um dos pontos mais importantes para quem quer transformar seu negócio em uma franquia é entender se há, de fato, uma estrutura pronta para isso. “A franquia, para mim, é marca, know-how e lucro. Então é preciso ver se realmente você tem o domínio do negócio, se o negócio é lucrativo, se o franqueado vai ganhar dinheiro com isso e como está o posicionamento da sua marca”, afirmou. Ele reforça que, sem esses três elementos bem definidos, é melhor “arrumar a casa antes de pensar em franquear”.
Apesar dos desafios, Erlon acredita que todo bom negócio pode ser expandido por meio do modelo de franquias. “Qualquer negócio pode ser franqueado, desde que seja um bom negócio”, disse, lembrando que o franchising deixou de estar restrito a segmentos tradicionais, como alimentação e escolas. “Hoje vemos franquias nos mais diversos segmentos.”
Para quem está do outro lado — interessado em comprar uma franquia —, Erlon recomenda uma análise criteriosa. “Existe a COF, a Circular de Oferta de Franquia. A lei brasileira determina que o franqueador entregue um documento com os contatos dos franqueados. Converse com eles, veja se estão satisfeitos e analise os números”, orientou.
E mais do que retorno financeiro, o especialista chama atenção para o perfil do investidor. “Franquia não é só colocar dinheiro e esquecer. Tem que ter envolvimento. Será que eu estaria confortável trabalhando lá todos os dias? Se sim, analisa os números, e a franquia pode ser uma excelente oportunidade”, aconselhou.
A 11ª edição do FoodCo. Experience aconteceu na Casa Bom Gourmet, espaço que vem para se tornar um dos principais pontos de encontro da gastronomia curitibana, proporcionando um ambiente de conexão entre profissionais, marcas e ideias que impulsionam o setor. Além da presença de Erlon, a programação do FoodCo. Experience contou com as palestras do arquiteto Givago Ferentz e do especialista em delivery Adriano Antunes, além de mentorias e debates voltados ao dia a dia do mercado de alimentação fora do lar.
O evento contou com o patrocínio da Gold Food Service, Gedisa Energia e Urso Consultoria Empresarial, além do apoio da Toniolo Pães, Vapza, Kurytyba Gastronomia, Baldo, Carmel's e Bothanical Gin.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail