Food Service
PM fará visitas técnicas a restaurantes de Curitiba para prevenir arrombamentos
Os donos de restaurantes de Curitiba que desejarem poderão receber uma visita técnica da Polícia Militar para verificar questões de segurança dos seus estabelecimentos. A iniciativa faz parte de uma parceria firmada entre a instituição e a Abrasel-PR, após reunião que discutiu a melhoria da segurança dos bares e restaurantes da capital por meio de ações preventivas nesta semana.
“Quem fará a visita será o comandante de cada área. Se o restaurante fica no Boqueirão, quem irá até lá é o comandante do Boqueirão. Vamos orientar os empresários onde eles podem instalar uma grade ou subir um muro, por exemplo”, afirma o comandante do 1º CRPM, coronel Hudson Leôncio Teixeira.
Para receber a visita o empresário deve se inscrever para participar primeiro de uma palestra que será realizada na próxima quinta-feira (4) às 9h30 no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Centro. Na palestra, a PM passará dicas de segurança para estabelecimentos comerciais.
As inscrições podem ser feitas diretamente com a Abrasel pelo e-mail dir.executivopr@abrasel.com.br. Devido às orientações de distanciamento as vagas e visitas técnicas são limitadas a 25 pessoas num primeiro momento.
Arrombamentos recentes
Os recentes casos de arrombamentos a estabelecimentos de alimentação em Curitiba reacenderam a discussão sobre segurança nestes locais. Segundo dados da Polícia Militar, o número de furtos qualificados (furto mediante arrombamento) na capital entre o início de março e fim de maio deste ano teve uma redução de 23% em comparação com 2019. Foram registrados 305 casos em 2020 ante 395 no ano passado.
A recomendação da PM em casos de arrombamento é que o empresário ligue para o 190. Segundo o comandante da PM, em média os policiais demoram de quatro a seis minutos para chegar ao local. O registro da ocorrência feito pelo próprio policial militar no estabelecimento é suficiente para que o caso seja incluído nas estatísticas da instituição e a ronda pela região seja intensificada de acordo com o planejamento de ações da corporação.