Food Service
Evento sobre gestão de restaurantes reúne mais de 150 empresários em Curitiba
"Antes de você pensar em abrir uma segunda operação, você tem um caixa de 6 meses de sobra? Se não tiver, nem pensa em abrir uma segunda operação, se não, você vai quebrar" Matheus Lessa, fundador e diretor do Domine Seu Restaurante, dá início ao evento para donos de restaurantes com essa frase. Aconteceu, nos dias 25 e 26 de março, uma imersão que contou com mais de 150 donos de restaurantes de todos os lugares do país, em Curitiba (PR). Com o objetivo de fortalecer o setor de food service, e tornar os empresários e donos de restaurantes líderes se seus negócios, a empresa conta com mais de 17 mil empresas atendidas, atua como escola e propõe didáticas que envolvem emoção, dinâmicas e muita troca de experiência entre os participantes.
Temáticas sobre empreendedorismo, liderança e gestão de equipe na busca de uma mão de obra cada vez mais qualificada, foram dominantes no evento. Lessa destaca, "quem não tem meta, não gerencia". Segundo levantamento realizado pelo SEBRAE em 2022, nove em cada dez empresas querem treinamentos para seus funcionários. Além disso, uma pesquisa realizada pela Abrasel afirmou que com os 2.615 empresários que participaram do levantamento, 93% costumam contratar pessoas sem experiência. Realmente, o assunto que envolve mão de obra e contratações no setor de food service, é um dos grandes gargalos do setor.
Não à toa o evento de dois dias se aprofundou na temática abordando que é na gestão que o trabalho deve ser feito. Direcionamentos nas palestras sobre como o gestor é quem dá a direção por meio de métodos, valores e implementação da cultura, foram trazidos formando uma conexão com o trabalho de marketing e vendas. Basicamente, trouxeram a ideia de ter uma figura pública de empresário como modelo a ser seguido de crescimento. Essa prática consiste em: identificar um modelo a ser seguido, entender os padrões de comportamento que devem ser seguidos, mudar padrões de comportamento antigos, buscar se dedicar em produzir resultados semelhantes ao modelo escolhido e, por fim, transmitir todos esses ensinamentos para o time.
Educação financeira no food é para ontem!
Dentre as palestras e atividades em grupos práticas realizadas no evento, uma temática esteve presente ali de inúmeras maneiras: a importância da educação financeira quando se é dono de restaurante. Como tomar as melhores decisões conforme o negócio cresce, aprender a lidar com dinheiro como pessoa física, para daí lidar como pessoa jurídica, argumenta Lessa. Ainda, afirma que é fundamental realizar curso de finanças pessoais, entender o que é pró labore, lucro, patrimônio e renda passiva, pois só assim se tornará um empresário de sucesso independente do segmento.
A exaltação da profissão de empresário no país contou com dicas que envolvem estratégias como estimular a gamificação entre colaboradores em busca de aprendizado, levantou a importância de se olhar o mercado, estudar os concorrentes e saber delegar e definir as tarefas do dia a dia. "Ser um empresário de sucesso demanda ter voz. Não pode ter medo do confronto, entenda dono de restaurante, não se posicionar é ruim para os negócios", ressalta Lessa.