Bom Gourmet
Finalista do Prêmio Bom Gourmet, Utopia Tropical lança novos chocolates artesanais em desfile de moda
Chocolates da Utopia Tropical, de Curitiba, finalista do Prêmio Bom Gourmet na categoria Chocolateria. Divulgação
A Utopia Tropical, marca curitibana de chocolates artesanais bean-to-bar (da semente à barra) lança, no dia 10, uma nova linha de itens em evento sensorial. A programação, que acontece no Macro Bar e Pista, ganha o nome de Estopim do Desvencilho, e vai ser marcada por degustação de chocolates artesanais e um desfile exclusivo com criações do designer de moda Toni Monteiro.
Os dois novos chocolates artesanais que incrementam o portfólio da marca, finalista na categoria Chocolateria, do Prêmio Bom Gourmet 2024, são o Intenso Selvagem 80%, com cacau selvagem amazónico e o Leite 50%, de chocolate ao leite, mais leite, suave e cremoso. O lançamento acontece dois meses depois de um período de dez dias em que Julian Caron Lys, franco-suíço proprietário da Utopia, passou com a comunidade do Lago Jauari, no Amazonas, onde adquire cacau para a produção dos chocolates da marca. Lá, conheceu o trabalho dos pequenos produtores agroflorestais e das comunidades indígenas.
Inspirado nas seis barras da linha da Utopia Tropical, Monteiro desenhou looks únicos que capturam as texturas, cores e sensações de cada produto. Na programação de lançamento, o designer vai costurar a última roupa ao vivo, com direito a performance da Mazi Moreto.
Estopim do Desvencilho é o ponto alto de dois anos de pesquisa e desenvolvimento da Utopia Tropical, que aposta na combinação de ingredientes de alta qualidade com uma estética própria, que foge do lugar comum das adotadas por marcas de chocolate. As barras a serem lançadas dia 10 se juntam aos itens Intenso Selvagem 72%, Dark milk 60%, Matcha Selvagem e Branco Selvagem 38%, já parte do portfólio da marca.
“Além de ser uma marca de chocolates, somos um movimento artístico", explica Julian. "Um lugar de encontro, de troca, onde o papo se bate e as ideias surgem”, conta.
Para o Estopim do Desvencilho, a Utopia Tropical convidou artistas para uma colaboração criativa. O designer Bruno Viana desenvolveu colagens exclusivas para cada um dos seis sabores da linha de chocolates, como uma representação visual das sensações proporcionadas pelos produtos. Desde o início, a marca já colaborou com artistas como Mariê Balbinot e Rimon Guimarães.
A entrada para Estopim do Desvencilho é grátis, mas é preciso obter o ingresso na plataforma Meaple.
Serviço:
Estopim do Desvencilho, Utopia Tropical
Quando: 10 de outubro, a partir das 19h
Local: Macro Bar e Pista - Rua João Negrão, 2450, Curitiba
Entrada gratuita com ingressos disponíveis na plataforma Meaple.