Festival Bom Gourmet
Árabe, thai, indiana e japonesa: conheça as opções étnicas do Festival Bom Gourmet
O Brasil é fruto de uma mistura de culturas, isso é fato. Não podia ser diferente, então, que nossa gastronomia também fosse assim. Mas algumas opções se destacam ao paladar, pelos sabores explosivos, combinações exóticas e fortes traços étnicos. As cozinhas árabe, tailandesa, indiana e japonesa são bons exemplos disso e, é claro, não poderiam faltar na 13ª edição do Festival Bom Gourmet. Conheça cada uma delas na lista abaixo.
Árabe
Aberta todos os dias da semana, para almoço e jantar, a casa oferece opções de menu tradicional e porções generosas. Os destaques são o prato vegetariano falafel com homus, acompanhado de cuscuz marroquino e cebola crocante, servido em ambas as refeições; e a kafta árabe de picanha, servida no almoço, com arroz de lentilha, cebola crocante e batatas libanesas.
As sobremesas também chamam
atenção: a coalhada com frutas vermelhas e figos silvestres; e o brownie de
pistache com sorvete de creme e calda de chocolate.
atenção: a coalhada com frutas vermelhas e figos silvestres; e o brownie de
pistache com sorvete de creme e calda de chocolate.
Com três unidades participantes do Festival em ambas as refeições, o restaurante nasceu inspirado na tradicional receita de esfias árabes, que, por isso, ganharam destaque no menu desta edição. Elas são servidas no jantar no que a casa chama de Combinado BaraQuias, que inclui também: quatro mini kibes, dois charutos de parreira, dois charutos de repolho, três mini kaftas e kibe cru, acompanhados de pão sírio.
O vegetariano do BaraQuias, opção de almoço e jantar, também merece destaque. Um beirut plant-based, feito de pão sírio integral com gergelim, zaatar e hortelã, babaganuch, tabule, homus e berinjela mediterrânea.
Tailandesa
Funcionando para o jantar, de segunda à sábado, o restaurante é o único especializado em gastronomia tailandesa do Festival Bom Gourmet e entrega uma explosão de sabores, da entrada à sobremesa. Os destaques são as entradas: bolinho de pescado e lula crocante, ambos preparados à moda thai e acompanhados de geleia de pimenta.
O pescado com curry vermelho, alho poro e abacaxi com crispy de batata-doce, uma das opções de prato principal, é outro chamariz indispensável da casa.
Indiana
O próprio nome, “Swadisht”, que significa saboroso, sugere o que os clientes encontram no restaurante. E a presença étnica não está apenas na comida, o ambiente, pensado para acalentar os sentidos, também remete à tradicional e milenar cultura indiana.
Aberto de segunda à sábado para o jantar, o Swadisht tem como destaque os pratos principais butter chicken (cubos de frango marinados no iogurte com especiarias e cozidos em molho de tomates frescos e manteiga, acompanhados de arroz preparado com limão e especiarias indianas) e o vegetariano mutter paneer (cubos de ricota fresca e ervilhas ao molho de tomates e especiarias, acompanhados de arroz preparado com limão e especiarias indianas).
Uma experiência envolvente e descomplicada é a marca do Curry Pasta Cozinha de Fusão, restaurante que combina elementos das culinárias indiana e italiana em pratos que trazem sabores mais que atraentes. Um dos destaques é o curry defumado, uma das exclusividades do restaurante, que pode ser apreciado no no mignon em tiras, servido com arroz pilaf, legumes grelhados e a consagrada receita de curry da casa. Os sabores exóticos do restaurante também vão desde a entrada até às sobremesas. O menu é servido no almoço e jantar.
Japonesa
Estreiante nesta edição do Festival Bom Gourmet e novidade em Curitiba, o restaurante aposta em pratos cuidadosamente pensado e elaborados, trazendo o que há de melhor na gastronomia japonesa, queridinha entre os brasileiros.
Os destaques são a entrada
carpaccio de salmão black com raspas de limão-siciliano e perfume de trufas
brancas, e o prato principal, combinado Ken’eki que inclui trio de niguiri,
dupla de hossomaki de pepino, dupla de hossomaki de salmão, dupla de joe de
salmão com trufas e cumbuca de sunomono.
carpaccio de salmão black com raspas de limão-siciliano e perfume de trufas
brancas, e o prato principal, combinado Ken’eki que inclui trio de niguiri,
dupla de hossomaki de pepino, dupla de hossomaki de salmão, dupla de joe de
salmão com trufas e cumbuca de sunomono.
A casa se destaca pela união das etnias japonesa e peruana, proporcionando uma experiência única para os clientes e sabores inusitados em cada garfada. O destaque do almoço é o prato principal que consiste em mignon salteado na wok com cebola-roxa, cenoura e tomate cereja, acompanhados de purê rústico de batata-salsa.
Já para o jantar, é o pescado branco
grelhado com arroz cremoso de pimenta amarela peruana, shiitake, aspargo e
queijo parmesão. Ficou com água na boca?
grelhado com arroz cremoso de pimenta amarela peruana, shiitake, aspargo e
queijo parmesão. Ficou com água na boca?
A última opção ética da nossa lista, mas não menos saborosa, já foi sucesso em outras edições do Festival Bom Gourmet. Com uma atmosfera casual e descolada, o Z. Sushi oferece pratos detalhistas e deliciosos.
O destaque é para a belíssima entrada de gyosa de carne suína, decorada com crostata. O tradicional yakisoba de mignon é outra sugestão imperdível.