Bom Gourmet
Falta uma semana para o Prêmio Bom Gourmet! Entenda como funciona a premiação de 2023
Torcida vibrando e os melhores competidores em campo. Essa é a tônica do Prêmio Bom Gourmet 2023, tradicional celebração da gastronomia curitibana, que neste ano é apresentada pela Gold Food Service. Ao mesmo tempo em que reúne especialistas e o público para formar um grande guia atualizado de locais e pratos para experimentar na capital e arredores, o Prêmio volta a elencar os melhores em cada categoria. O campeão está de volta!
A competição está organizada em etapas e fases, tudo para mostrar novidades do mercado e os sabores que sempre engajam e conquistam o público. “Somos movidos a boas experiências, por isso queremos formar um conjunto cada vez mais completo e amplo de tudo o que o mercado gastronômico de Curitiba oferece à sua população e a quem está de passagem por aqui. Para esse objetivo se tornar realidade, o número de categorias cresceu e temos várias novidades”, conta Caroline Olinda, head do Bom Gourmet.
A revelação dos grandes campeões da gastronomia de Curitiba ocorre no dia 28 de agosto. O resultado você pode conferir no site do Prêmio Bom Gourmet a partir das 23h. Entenda a seguir como a premiação deste ano está organizada!
Comitê Bom Gourmet e categorias especiais
Tradicionalmente, o Comitê Bom Gourmet busca homenagear e premiar estabelecimentos, pratos, profissionais e iniciativas gastronômicas a partir do voto de jurados reconhecidamente especializados na área. Eles se reuniram e chegaram aos nomes campeões em cinco categorias: Novidades, Restauranteur, Sommelier, Homenageados de 2023 e Para ficar de olho. Mas a volta triunfal de um campeão pede doses extras de emoção. Por esse motivo, a organização apresenta em 2023 categorias especiais, desenvolvidas com parceiros.
A Categoria Erasto Gaertner, parceria com o hospital de mesmo nome, contou com um período preparatório iniciado em abril. Chefs selecionados da cidade foram convidados a participar de workshop ministrado por especialistas do hospital e saber como potencializar nutrientes durante o preparo das refeições. A partir desse aprendizado, inscreveram e defenderam pratos que unem saúde e sabor. Um comitê julgador provou os preparos sem saber quem era o chef responsável. Ao final da degustação, escolheram o melhor levando em consideração o sabor e o cumprimento da proposta de saudabilidade.
Já a Composta+ assina a categoria Negócio Gastronômico Sustentável, uma forma de exaltar empreendimentos que se preocupam com a sustentabilidade atrelada a suas atividades. A organização reuniu um grupo especial de jurados com atuação na área da sustentabilidade e engajados na defesa do meio ambiente para avaliar cases sugeridos pela seccional Paraná da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e pelo Sebrae-PR.
HAUS Ambientação
Um corpo de jurados selecionados pela equipe HAUS, especialistas na área e atentos aos movimentos do mercado, avaliou a proposta de arquitetura e design dos indicados na categoria Novidades do Comitê Bom Gourmet para escolher a melhor ambientação entre os dez finalistas. Para chegar ao veredicto, levaram em consideração a execução da proposta e como o ambiente se propõe a atender ao público em termos de funcionalidade, circulação e estética. O diálogo e respeito à arquitetura do imóvel, a utilização adequada de peças de design e arte, iluminação, layout, conceito e apresentação foram critérios destacados.
Sabor Popular
A base desta etapa foi a opinião e o engajamento do público por meio da internet para eleger o grande campeão em cada uma das 28 categorias, número recorde na história da premiação. Foram dois rounds: no primeiro, de indicação, os leitores compartilharam pelo site do Prêmio seus pratos e estabelecimentos favoritos. No segundo, a torcida votou no preferido entre os cinco que tiveram mais indicações em cada categoria.
- 51 categorias
- 28 categorias no Sabor Popular, com votos e decisão do público
- 274 mil votos nos finalistas da Etapa Sabor Popular
- Mais de 100 mil indicações no Sabor Popular
- 250 estabelecimentos impactados, entre indicados, finalistas e vencedores
- 20 horas de discussões nos Comitês especiais
E teve categoria especial nesta etapa também: a Gastronomia que Transforma, que ficou disponível para que o público votasse em uma de suas cinco finalistas. Trata-se de uma parceria com o Clube da Alice, uma forma de reconhecer como a gastronomia muda a vida de mulheres empreendedoras.
Especialidades
Para cada uma das 15 categorias desta fase, foi montado um corpo de jurados com formadores de opinião, influenciadores, frequentadores de bares e restaurantes e foodies, consumidores com interesse e experiência particular relacionados à vida gastronômica da cidade. O júri indicou locais, pratos, profissionais e fornecedores de acordo com suas preferências e, os que foram indicados mais vezes, venceram.