Bom Gourmet
Falta de datas comemorativas afeta desempenho de bares e restaurantes
A ausência de datas comemorativas tem afetado de forma negativa o desempenho de estabelecimentos da alimentação fora do lar nos últimos meses. Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o consumo nestes comércios diminuiu em 5,4% no mês de julho de 2024, quando comparado ao mesmo período no ano passado. Essa é a análise de João Ricardo Tonin, economista da FoodCo.
Além disso, Tonin também aponta o endividamento das famílias como uma das razões para a queda nas vendas. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que 78,5% das famílias possuem dívidas, 28% apresentam dívidas em atraso e 11,9% enfrentam dificuldades com os pagamentos.
O próximo feriado no calendário é o da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, data que não costuma provocar aumento no consumo. A dica do economista é aproveitar datas comemorativas diferentes, como o Dia do cachorro-quente (9/10), o Dia Nacional da Cachaça (13/10), o Dia do Cliente (15/10) e o Dia do Sorvete (23/10).
“O mercado espera que, nos próximos meses, as condições de consumo melhorem, impulsionadas por expectativas otimistas de empresários e famílias. Neste momento, é importante que estabelecimentos deem atenção às suas redes sociais, ações de marketing e à qualidade do atendimento”, explica Tonin.
Além disso, o economista também destaca que proximidade das festas de fim de ano traz a exigência da contratação de profissionais qualificados. “Aqueles que deixarem essa tarefa para o último momento, poderão enfrentar dificuldades em encontrar profissionais adequados, muitas vezes tendo que oferecer salários acima do mercado”, conclui.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.