Bom Gourmet
Entre tradição e futuro: como marcas se moldam para alimentar memórias e ditar tendências

Expoagas reúne mais de 570 expositores para valorizar inovação e qualidade ao cliente | Foto: Larry Silva/Expoagas
Expoagas 2025 reforça o papel dos mercados como espaço de vida, encontro e negócios
Nas gôndolas de um supermercado cabem muito mais do que produtos. Ali estão memórias de família, escolhas que definem rotinas e sabores que marcam gerações. A boa gastronomia, afinal, também nasce no mercado — no frescor de um hortifrúti, na seleção cuidadosa de cortes de carne, no vinho escolhido para acompanhar o jantar.
É essa força invisível, que liga consumo e afeto, que dá sentido à Expoagas 2025 – 42ª Convenção Gaúcha de Supermercados. O evento segue até quinta (21), no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. A expectativa é receber mais de 65 mil pessoas e movimentar R$ 768 milhões em negócios entre os mais de 570 expositores presentes.
No corredor entre estandes, transitam tendências que em breve ocuparão prateleiras em todo o país. Ali, fabricantes, distribuidores e supermercadistas traduzem em parcerias aquilo que o consumidor encontrará na próxima ida ao mercado. A Expoagas é, nesse sentido, um ponto de encontro: entre quem produz e quem compra, entre inovação e tradição, entre o negócio e a vida real das famílias brasileiras. A percepção do setor acompanha a mudança de comportamento dos consumidores.
— Nós notamos muito que o consumidor está cada vez mais informado, ele quer cada vez mais produtos saudáveis, ele compreende que aquele produto vai fazer bem para ele e para a família dele — afirma Luciano Amorim, da Blue Ville.
Para quem abastece os supermercados, a relação vai além da entrega de produtos.
— O que nós buscamos fazer é levar uma tranquilidade para o supermercadista, para o nosso cliente, para que ele possa entregar sempre o melhor produto para o consumidor final — explica Tainã Nascimento, da Marquespan.
A inovação passa por todas as etapas do processo. Desde o início da produção até o consumidor final:
— São inovações que acontecem desde o momento na indústria, dos métodos e processos produtivos, até atingir os canais dos nossos clientes — aponta Thomas Oderich, da Conservas Oderich.
O movimento, porém, exige adaptação constante.
— Tu não pode ficar parado. Quem é empreendedor tem que sempre acompanhar o mercado, ver lá na frente, o horizonte, como é que tu quer crescer e onde é que tu quer chegar — completa Sandro Konzen, da Doces Boa Vista.
Seja na prateleira que guarda um ingrediente para a próxima receita de família, seja nos bastidores de um evento como este, o supermercado segue sendo mais do que um espaço de consumo: é um território de vida. A Expoagas 2025 reforça que, quando se fala em mesa posta, é nas gôndolas que tudo começa.