Experiência
Experiência premiada: os melhores momentos do Prêmio Bom Gourmet 2019
A comida é mais do que alimento para o corpo — ela encanta, traz lembranças, atiça sensações e cria o sentimento de união entre quem divide esse momento. Além do prato servido, contam também para o food experience o ambiente aconchegante, o serviço impecável e o cuidado dos profissionais que atentam para o dia a dia do restaurante.
O Prêmio Bom Gourmet 2019, celebrado no fim de agosto, foi idealizado justamente para proporcionar esse tipo de experiência única para os convidados da noite do “Oscar” da gastronomia curitibana. A começar, claro, pelo local escolhido para a celebração: o palco do maior e mais importante teatro da cidade, o Teatro Guaíra, que recebeu um painel com os monumentos de Curitiba como o MON, o Jardim Botânico e a Ópera de Arame, ação da Prefeitura Municipal de Curitiba, apoiadora do evento.
Um corpo de baile de 15 artistas profissionais encenou os passos para a concepção de um prato e dançou mostrando o balé da brigada da cozinha de um restaurante na hora da premiação. Vestidos como chefs, produtores, fornecedores e garçons, os artistas relembraram a importância do aniversário de 10 anos do Prêmio Bom Gourmet com uma trilha sonora inspirada no filme A Bela e a Fera. Tudo para emocionar quem faz da gastronomia o seu dia a dia.
Assista alguns dos momentos especiais do evento:
O saguão do teatro recebeu uma ambientação que remetia ao espetáculo para a festa dos indicados e campeões. Logo na entrada, um saxofonista recepcionava os mais de um mil convidados. Subindo as escadas do teatro, o pianista Davi Sartori completava a recepção do maior prêmio da cidade.
A comida que aconchega e faz lembrar nossa história e tradições esteve representada com aquilo que o Paraná tem de mais especial. Ingredientes com indicação geográfica (IG) produzidos no estado foram servidos em tapas com combinações inusitadas pela Gold Food Service, patrocinadora do prêmio. Entre os sabores estavam presunto com goiaba de Carlópolis; queijo apimentado de Witmarsum com mel do Oeste do estado e o mate gelado de São Mateus do Sul.
O Sebrae convidou chefs de Curitiba para criarem pratos com produtos que representassem todas as regiões do Paraná, do litoral ao Oeste. A Ostra Bêbada serviu ostras gratinadas com queijo colonial de Witmarsum; a Tartuferia San Paolo levou tambaqui com erva-mate de São Mateus do Sul e aioli de trufas; o Bar do Alemão apresentou confit de marreco com molho de mel produzido no Oeste; a Cantina do Délio completou a experiência com sorvete de queijo com calda de goiaba de Carlópolis e batida de cachaça de Morretes com coco e abacaxi.
Antes da cerimônia, os convidados puderam aproveitar a festa com massas clássicas servidas pela Spedini, outra patrocinadora da premiação. Foram duas versões de ravióli – um recheado com queijo e limão-siciliano ao molho ao sugo e outro recheado com cupim ao molho branco.
A cozinha italiana na capital representa muitas famílias curitibanas, inspirando a Paganini, que serviu polenta com molho vermelho. A brigada do La Cocina completou o serviço do salão com minipratos com influência de sabores brasileiros – como cuscuz suíno, coquetel de camarão e moqueca de palmito com dendê.
É claro que uma boa experiência gastronômica (e mais ainda uma festa) não pode deixar de lado as bebidas. Os brindes da noite foram feitos com espumantes da vinícola gaúcha Aurora, nas versões brut e moscatel. Para os cervejeiros de plantão, a lager de baixa fermentação premium Stella Artois, da Ambev. O vinho português do Alentejo feito com as uvas Alicante Bouschet, Trincadeira e Aragonez da Porto a Porto completou a carta da noite.
A alta coquetelaria, tão forte em Curitiba – terra de bartenders superpremiados – esteve representada pelos profissionais do DOM Bar, com quatro endereços na cidade. O bartender chefe da casa Gabriel Bueno liderou o balcão com gim-tônicas feitas com o paranaense Hambre Gin e finalizações personalizáveis a gosto dos convidados.
O menu servido durante a festa passou ainda pela combinação brasileiríssima de mandioquinha com carne seca da Vapza. Para a sobremesa, uma mesa de bombons e barras da chocolateria Cuore di Cacao, com sabores como o chocolate lilás feito com farinha de uva. Além dos sorvetes de chocolate, avocado, creme com café e torta belga da Freddo e o brigadeiro com coberturas variadas da Laguna. Para finalizar a food experience, nada melhor do que um cafezinho do tradicional Café Alvorada.
Hoje em dia, a experiência gastronômica só fica completa quando compartilhamos nossos pratos e sabores nas redes sociais. A internet da Copel permitiu que os fotógrafos da Gazeta do Povo registrassem todos os momentos da festa nas mídias do Bom Gourmet, assim como os convidados que usaram a hashtag #premiobomgourmet10anos. Isso sem falar na cabine de fotografia da X-Leme, que garantiu as melhores poses da noite. Vale tudo para eternizar uma noite tão especial, não é?
Também participaram como apoiadores do Prêmio Bom Gourmet a JVN com o mural de fotos na entrada do saguão, assim como a Germer, com os tradicionais troféus que os vencedores levam para a casa. Além da Platinox; Font Life; Beijo Bom; Electrolux; Armazém Jardim; Buffet Mundo Kids e Abaré Pizzaria, que deixaram boas lembranças na tão desejada ecobag do evento.
VEJA TAMBÉM MAIS FOTOS DO EVENTO: