Experiência
Quase 30 anos de gastronomia: conheça a história do Bom Gourmet
Há 28 anos, o Bom Gourmet é o canal da Gazeta do Povo para falar com o público interessado em comida e cultura gastronômica. E tudo começou no dia 7 de agosto de 1992, quando circulou no impresso a página temática criada pela jornalista Marian Guimarães. Um espaço que trazia semanalmente informações de restaurantes locais, publicada inicialmente na contracapa do Cultura G, que depois veio a se chamar Caderno G.
Com o crescimento da gastronomia da capital e o sucesso da edição especial do suplemento Queijos e Vinhos, desenvolvido pela editoria de Projetos Especiais, criou -se a necessidade ( e o pedido do mercado) de um espaço mais encorpado para falar de gastronomia. Assim surgiu, em 2008, o caderno Bom Gourmet, um tablóide em papel jornal, com circulação mensal, com temas culinários, dicas e receitas.
Nessa época, sob a edição da jornalista Andrea Sorgenfrei e a partir de 2009 por Deise Campos.
Não demorou para que se transformasse em um sucesso editorial e ganhasse um novo formato. Foi lançada então em outubro de 2010 a primeira revista da Gazeta do Povo. E no mesmo ano a primeira edição do Prêmio Bom Gourmet, que, em 2019, entrou na sua 10ª edição, e se consolida como a grande celebração da gastronomia curitibana.
Em 2013, o Bom Gourmet passou por uma grande reformulação, sem similares no mercado gastronômico brasileiro. Passou a ser multiplataforma, levando informação para os leitores com a revista mensal, site, jornal (página semanal que nunca deixou de circular), rádio, mídias sociais, apps, programa de TV e eventos. E o reconhecimento veio logo no primeiro ano com o Prêmio Top de Marketing da ADVB-PR.
No mesmo ano, o Bom Gourmet foi consagrado com o INMA Global Media Awards como o 2º melhor produto impresso lançado no mundo. Em 2015 estreou outro grande projeto, ficando ainda mais perto dos leitores: uma cozinha-estúdio dentro do Pátio Batel com programação diária com aulas-show, eventos e gravação de receitas. E neste mesmo ano lançou seu festival gastronômico, o maior de Curitiba: o Festival Bom Gourmet. No calendário de eventos, proporciona também experiências gastronômicas únicas, como a Vinada Cultural, que valoriza a paixão curitibana do pão com vina.
O Bom Gourmet tem em seu time jornalistas experientes e um grupo forte de colunistas e blogueiros, sempre lado a lado com o setor, envolvido na discussão do futuro da gastronomia. A editoria passou em 2019 com mudanças em seu escopo no conteúdo do site: ainda mais comprometido com conteúdos sobre cultura gastronômica, novidades do setor, empreendedorismo, tendência, mas com foco em notícias de abrangência nacional e internacional.
Em 2020, mais uma grande mudança. O Bom Gourmet passa a integrar a Pinó, nova unidade de negócios da Gazeta do Povo, comandada pela head Andréa Sorgenfrei. As mudanças no Bom Gourmet começam na identidade visual, com uma nova logomarca.
O Bom Gourmet segue focado em temas diretamente ligados ao interesse do consumidor, com a missão de contar histórias, falar de experiências e técnicas, além de tendências na esfera nacional e internacional. No entanto, surge o Bom Gourmet Negócios, comandado por Talita Boros Voitch, com o propósito de fomentar o debate de temas que ajudem no fortalecimento do setor, com a abordagem de negócios e franquias, gestão e finanças, mercado e setor e food service.
São os novos tempos e o amadurecimento cada vez maior dos profissionais, da gastronomia e da Gazeta do Povo!
MAIS SOBRE O BOM GOURMET:
<< Panela do Anacreon: Um autêntico Parmeggiana é o Prato da Boa Lembrança-2019 da Cantina do Délio
<< Vosso Blog de Comida: Gastronomia Paraná: é tempo de união e de planejar
<< Flor de Sal: Blogueira do Flor de Sal lança livro com receitas da avó em versões veganas
<< Notas Báquicas: 2019 é o ano da ascensão dos vinhos da Borgonha e Portugal
<< Bar do Celso: Três motivos para visitar uma cervejaria, além de beber, é claro
<< Vosso Blog de Comida: Gastronomia Paraná: é tempo de união e de planejar
<< Flor de Sal: Blogueira do Flor de Sal lança livro com receitas da avó em versões veganas
<< Notas Báquicas: 2019 é o ano da ascensão dos vinhos da Borgonha e Portugal
<< Bar do Celso: Três motivos para visitar uma cervejaria, além de beber, é claro
<< À Milanesa: Tudo sobre a gastronomia italiana, direto de Milão
<< China, além dos espetinhos: Desmestificando a cultura culinária da China
<< China, além dos espetinhos: Desmestificando a cultura culinária da China