Experiência
Google permite visitar mercados gastronômicos do mundo sem sair de casa
Conhecer os mercados locais é uma das melhores formas de entender e mergulhar na cultura gastronômica de cada país. Mesmo que uma viagem internacional não esteja nos seus planos é possível sentir-se dentro desses espaços com uma nova funcionalidade da plataforma Google Earth Street. Um roteiro com dez mercados pelo mundo foi montado em parceria com o Local Guides: EUA, Noruega, Alemanha, França, Itália e Japão fazem parte do passeio virtual, que traz vista área, interna, fotos dos locais, além de recomendações de frequentadores.
Dos Estados Unidos, é possível conhecer cinco mercados: o St. Roch Market, em Nova Orleans; o Chelsea Market, em Nova York; o Grand Central Market, em Los Angeles; o The Source, em Denver e o La Centrale – Italian Food Hall, em Miami.
Um dos locais da lista, o St. Roch Market, é um mercado histórico de 1875 que virou um espaço badalado. Lá, o turista pode encontrar especialidades do sul dos Estados Unidos como gumbo – uma sopa mais grossa de carnes ou frutos do mar que se come com arroz – e os po’ boys (abreviação de poor boys ou jovens pobres), que são sanduíches tradicionais da Louisiana feitos com pão baguete e recheio também de frutos do mar ou carnes.
Outro mercado que é possível visitar pela plataforma é o tradicional Chelsea Market, de Nova York, já tem uma história ligada à gastronomia antes mesmo de inaugurar, em 1996: ali funcionava a fábrica da Nabisco, onde foi feita a primeira bolacha Oreo. Mantendo o estilo de fábrica, o mercado abriga mais de 50 restaurantes e lojas com uma grande variedade de cozinhas: da mexicana à coreana.
O Mathallen Oslo, em Oslo (Noruega); o Markthalle Neun, em Berlim (Alemanha); o Marché couvert des Enfants Rouges, em Paris (França); o Mercato Centrale, em Florença (Itália); e o Isetan, em Tóquio (Japão) fecham o roteiro. Pouco conhecido, mas não menos interessante é o passeio pelo mercado Mathallen Oslo, em Oslo. Inspirado nas praças de alimentação da Europa traz diversas barraquinhas de comidas e frutas, legumes e verduras orgânicos de pequenos produtores.
LEIA TAMBÉM: