Experiência
Vilas gastronômicas mudam o comportamento dos curitibanos
Umas das tendências da gastronomia apontadas para 2018 no Brasil é a informalidade das refeições. Os restaurantes estão mudando a sua forma de servir e receber para trazer ao cliente uma experiência mais descontraída e informal. Nesta linha entram os pratos e as mesas compartilháveis, a variedade de comida para se comer com as mãos e os restaurantes de uma especialidade só.
Dentro deste panorama, espaços integrados que oferecem essa gastronomia descomplicada se tornaram tendência em Curitiba. Com opções para todos os gostos, as vilas gastronômicas vêm mudando o modo como os curitibanos passam seu tempo de lazer e se alimentando com a família e amigos.
No auge dos seus 90 anos, que serão completados em março próximo, Many Nicolau é frequentadora assídua na Ca’Dore Comida Descomplicada. Ela conta que a vila gastronômica se tornou também o jardim da casa dela nos finais de semana, onde passa com seus filhos e netos. “Sinto-me muito à vontade aqui. É um ambiente muito familiar e acessível, inclusive para pessoas da minha idade”, conta.
Inaugurado há pouco mais de 1 ano e pioneiro na capital paranaense, a vila localizada no Bacacheri conquistou o público de todas as faixas etárias. A estudante Carolina Finelli costuma almoçar e jantar lá com frequência na companhia dos amigos e da mãe. A professora Silvana Cesari leva sua cachorrinha Phoebe para lhe fazer companhia em seus passeios e se diz muito satisfeita com essa opção. “Muitas vezes, não queremos deixar os animais de estimação em casa e poder trazer o pet é um dos diferenciais do estabelecimento”, comenta.
O advogado Paulo Valério é outro frequentador. Ele mora nas proximidades do empreendimento e “bate ponto” na Ca’Dore com a família praticamente toda a semana. “A variedade de comidas é muito boa e tem bastante espaço para as crianças se divertirem”, diz. Ele comenta ainda que o empreendimento valorizou a vizinhança do bairro. “Muita gente não conhecia o Bacacheri e agora vem para esse lado da cidade por causa da vila gastronômica”.
Negócio consolidado
O empreendimento é considerado a nova praia dos curitibanos. “Creditamos o sucesso da Ca’Dore às famílias”, diz Achilles Colle, proprietário do local que afirma estar investindo ainda mais no espaço nos próximos meses, sempre visando o bem-estar e comodidade dos frequentadores.
As vilas gastronômicas unem conceitos de shopping center e de espaços ao ar livre. São espaços privativos abertos ou fechados que reúnem operações gastronômicas e outros serviços comuns nesses locais como espaços kids, música ao vivo, entre outros, sem cobrar entrada. “Quando idealizamos uma vila gastronômica, queríamos algo diferenciado para que as pessoas pudessem sair do shopping center para passear, principalmente nos dias ensolarados. Nos parques, há a limitação do conforto, de banheiros limpos e de infraestrutura adequada para alimentação. E a vila gastronômica é a combinação desses dois ambientes. Os animais circulam livremente e as famílias podem ficar ali por um longo período com toda a estrutura e comodidade”, complementa Achilles. “A arquitetura foi pensada justamente para proporcionar aos visitantes essa sensação de segurança”, finaliza.