Experiência
Italiano desafia crise e inaugura confeitaria, com escola e showroom de doces, em Milão
Gianluca Fusto, pastry chef italiano de fama internacional, encarou mais um obstáculo na sua vida profissional e ao contrário de muitos colegas aproveitou-se do momento para mostrar sua criatividade, talento e espírito empreendedor. Na última quinta-feira, mais de 30 jornalistas de todo o mundo, presenciaram virtualmente a inauguração de Fusto Milano, um laboratório-escola e showroom de pâtisserie artesanal contemporânea, a poucos passos do centro da metrópole italiana.
Um projeto ambicioso anunciado em março deste ano e que teve de ser adiado devido à pandemia Covid-19 que ameaça de ver fechar cerca de 30% estabelecimentos no setor de redes de alimentação. Após mais de 70 dias de isolamento, a Itália começou uma abertura gradual e desde o dia 18 de maio mais de 80%, cerca 196 mil restaurantes, bares e lanchonetes e afins em todo país abriram suas portas seguindo as condições de higiene e distanciamento exigidos pelas autoridades.
O sonho de Gianluca Fusto se tornou finalmente realidade. A volta à sua Milão, depois de ter passado por Londres, no Harry's Bar, Paris no Hotel del Castille ao lado do premiado Alain Ducasse, o italiano compartilha a sua experiência de mais de 20 anos na preparação de doces artesanais.
"Essa é minha casa. Não é só uma confeitaria. É muito mais. Um espaço para profissionais, empresas e pessoas que buscam formação. Aqui faremos pesquisa, viveremos experiências e principalmente darei a oportunidade a quem quiser de conhecer o meu trabalho e da minha equipe", comenta o doceiro que também usará o laboratório para a produção de tortas, chocolate e geléias para venda no varejo (por enquanto por delivery) e serviço de catering.
A marca Fusto, já conhecida no mercado italiano, asiático e oriental, se revela ainda mais saborosa em sua nova localização. São mais de 200 m2, em um edifício dos anos 30, completamente transformados. Um espaço multifuncional com um design minimalista, onde reina a filosofia de Gianluca Fusto: essencial e de grande qualidade. "Tudo foi realizado e concebido sob medida", explica ele que não economizou em gastos com equipamentos de última geração e eletrodomésticos de primeira linha.
Logo na entrada, não passa despercebido a enorme vitrine onde estarão, em breve, expostos doces, tortas e geléias. Tudo feito com produtos frescos e de acordo com as estações do ano.
Além do serviço de entrega, que funcionou durante a quarentena forçada, Gianluca Fusto também usará seu laboratório como showroom. "Os clientes encomendam e podem vir aqui buscar. Podem inclusive ver como realizamos nossos doces e por isso mesmo que deixei a cozinha à vista. Transparência total", diz o italiano que só se utiliza de pequenos produtores locais de frutas e verduras. Entre propostas doces e salgadas, Fusto Milano promete entrar na lista dos mais lugares mais saborosos e doces da cidade.