Eventos Bom Gourmet
Paranaenses se destacam em congresso nacional de gastronomia
O Mesa SP, maior congresso brasileiro sobre gastronomia, teve cinco chefs paranaenses na edição de 2016. E com destaque: além das apresentações dos chefs no Mesa Tendências e no Mesa ao Vivo, o premiadíssimo chef Alex Atala teceu elogios à paranaense Manu Buffara durante sua apresentação. O evento foi de 25 a 27 de outubro no Centro Paula Souza – Etec Santa Ifigênia com o tema “Saúde, prazer e os novos rumos da gastronomia” e teve demonstração do chef Lênin Palhano no Mesa ao Vivo e Rosane Radecki e René Seifert Jr., Manu Buffara e Juca Esmanhoto no Mesa Tendências, que ocorre em auditório.
“Esta foi a edição mais paranaenses no Mesa. Considero uma vitória o pão no bafo no Mesa Tendências, que é um projeto que resgata receitas tradicionais esquecidas e promove também os produtores locais”, comemorou Jussara Voss, que participou do evento em São Paulo. Jussara é autora do Vosso Blog de Comida do Bom Gourmet e uma das idealizadores do projeto Gastronomia Paraná

Manu Buffara mostrou seu menu baseado em vegetais e seu trabalho de valorização do ingrediente. “Ela está em uma nova fase e tem espírito criativo de ir atrás e inovar. Ela está prestando mais atenção e aprendendo com as crianças [Manu tem duas filhas] e vendo como trabalhar os vegetais com potência e que agrade a alta gastronomia, como você pode apresentar e preparar um ingrediente. Alface, por exemplo, que ela grelha”, diz Jussara.
A chef foi elogiada por Alex Atala. Em sua apresentação, ele lembrou aos cozinheiros presentes de sua responsabilidade em valorizar e se orgulhar dos ingredientes de sua região. Disse que hoje é menos cozinheiro do que já foi e que o trabalho na cozinha é difícil. Disse não querer citar nomes para não esquecer ninguém, mas mencionou a chef Manu Buffara, pela sua determinação e talento.
Rosane Radecki, dos restaurantes Girassol e Alecrim, em Palmeira (a 80 quilômetros de Curitiba) , se apresentou com o colega e padeiro René Seifert Junior no Mesa Tendências pela primeira vez. Eles contaram a história do pão no bafo e como a união entre chefs e produtores é fundamental para resgatar um prato histórico – o preparo foi tombado como patrimônio imaterial do município.
Ao final da apresentação, Rosane chamou ao palco todos os paranaenses presentes. “Pedi para subirem porque o trabalho não é só meu. Chefs, produtores, agricultores, todo mundo faz parte do resgate do pão no bafo”, disse ao Bom Gourmet. O convite surgiu na edição do Mesa ao Vivo Paraná 2015, e prontamente a chef pensou em René, com quem faz pão “toda semana”.

No Mesa ao Vivo, Lênin Palhano, chef do Nomade, em Curitiba, estreou no evento preparando um dos pratos de seu brunch: brioche com ovo caipira, cogumelos e espuma de grana padano. Além de Rosane, René e Lênin, estreou no Mesa SP Juca Esmanhoto, barista e sócio do Rause Café+Vinho. Juca contou sobre o Rause Café na Estrada, uma experiência itinerante de servir cafés de qualidade a quem trabalha nas plantações de café em Minas Gerais. “Para mim é de arrepiar pensar em estar no mesmo palco que pessoas que acompanho o trabalho. O café é uma coisa tão brasileira e fiquei feliz em ser uma faísca no principal evento de gastronomia do Brasil”, disse Juca por telefone ao Bom Gourmet. O barista exibiu o documentário da viagem e está com um projeto de livro de fotografias que documentam a aventura.
