Thumbnail

Eventos Bom Gourmet

Bar curitibano promove competição do maior comedor de pimentas

Bruna Bill, especial para a Gazeta do Povo
27/02/2018 19:43
A primeira edição do Concurso de Comedores de Pimenta promovido pelo Canô Restô Bar, em Curitiba, acontece neste sábado (3), a partir das 16 horas, e promete muito calor para os competidores e um ambiente descontraído para o público. A competição terá 16 corajosos participantes que irão comer muita pimenta em uma disputa com três categorias: resistência, quantidade e diversão. As inscrições já estão encerradas.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia do evento. “Nosso maior objetivo é a diversão, oferecer um momento lúdico para o público e não visa a quebra de recordes, mesmo assim tomamos todos os cuidados e teremos médicos de plantão. Queremos fazer um teste para criar um calendário oficial para essa competição na cidade”, explica Leandro Moska, um dos idealizadores da competição.
Na categoria resistência, os competidores precisarão comer cinco tipos diferentes de pimenta: Jalapeño, Dedo de Moça, Cumari do Pará, Malagueta e Habanero. Em caso de empate na final, um sexto tipo entra em jogo: a Bhut Jolokia. A ordem das pimentas seguirá a Escala de Scoville, criada em 1912 pelo químico norte-americano Wilbur Scoville para medir o grau de ardência ou pungência de plantas do gênero Capsicum.
Os competidores serão divididos em quatro grupos com quatro pessoas em cada, nos quais os dois melhores avançam para a próxima etapa, até chegar à final, com dois competidores. Ganha quem ingerir mais pimentas no tempo de 3 minutos e cada participante terá direito a uma dose de leite na fase de grupos e três doses na final, pois o líquido é ideal para cortar o efeito da pimenta, e não a água, como muitos pensam.
No quesito quantidade, os participantes vão disputar quem come mais pimentas do tipo Jalapeño em apenas três minutos. Por último, a modalidade Diversão vai premiar quem fizer a melhor careta durante a competição. “O fotógrafo do evento irá registrar tudo e depois vamos escolher as melhores fotos de cada competidor. As selecionadas vão para o Facebook do restaurante e a partir de segunda-feira, dia 5, o público poderá curtir e votar na melhor foto”, explica Leandro.
As duas primeiras modalidades serão analisadas por três jurados: a médica Monique Pierosan, o jornalista Márcio Barros e o chef de cozinha Clayton Festa. Os prêmios para a categoria resistência serão, para o 1º lugar uma diária para duas pessoas na Pousada BeeHouse, na Ilha do Mel e um kit espumante Terrana e para o 2º lugar, um voucher no valor de R$150 no Canô Restô Bar e 1 growler Premiun Lager da Benckebier.
O vencedor da categoria velocidade receberá um voucher no valor de R$ 50 no Canô Restô Bar, um growler Premiun Lager da Benckebier e 2 batatas grandes da King Fries. Para ganhar a categoria diversão será preciso ter o maior número de curtidas na foto publicada no Facebook do restaurante e o vencedor levará um salto de Bungee Jump, da Aventuras Curitiba  e 1 growler Premiun Lager da Benckebier.

Conheça as pimentas da competição

Jalapeño: pimenta com cerca de 5 mil pontos na escala, é considerada suave. Originária do México, sendo utiliza em muitos pratos, preferencialmente quando ainda está verde. Quando madura e vermelha, é defumada e dá origem ao molho Chipotle.
Dedo de Moça: muito popular no Brasil, tem 15 mil pontos na Escala de Scoville, usada em diversos preparos, tanto salgados quanto agridoces. Quando seca e moída dá origem ao que conhecemos como pimenta calabresa.
Cumari do Pará: da mesma espécie das pimentas malagueta e tabasco, é popular na região amazônica. Alcança 50 mil pontos na escala de calor e é muito utilizada em molhos, conservas e temperos.
Malagueta: tem ardência de cerca de 100.000 na Escala de Scoville. Nativa da Amazônia, é alongada e tem pungência alta. É cultivada sobretudo na Bahia, Minas Gerais e Goiás e utilizada em carnes e peixes.
Habanero: cerca de 500 mil pontos na escala, considerada uma das cinco pimentas mais ardidas do mundo. Quando madura fica levemente doce e é bastante utilizada em molhos a base de tomates e em chutneys.
Bhut Jolokia: com pontuação de 1,4 milhão na escala Scoville, sendo uma das mais quentes da escala, ficou famosa por ter sido reconhecida pelo Livro dos Recordes como a pimenta mais picante do mundo em 2007.
Serviço

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail