Thumbnail

Eventos Bom Gourmet

Circuitos gastronômicos se firmam como opção para quem gosta de comida e bebida

Roberta Braga, especial para Gazeta do Povo
07/08/2018 20:29
Tendência já há alguns anos em capitais europeias e nos Estados Unidos, um novo tipo de tour se firma como alternativa para quem gosta de comida e bebida em Curitiba: os circuitos gastronômicos. Um dos primeiros a surgir em Curitiba, nos idos de 2014, foi o Curitidoce, que propõe passeios temáticos por confeitarias ou padarias da cidade: Nutella, doce de leite e pães já foram alguns dos temas de circuitos realizados. Além dele, o City Tour Gastronômico é uma opção para quem quer conhecer as influências que moldaram a nossa culinária, passando por restaurantes árabe, alemão e polonês. “Percebemos esse movimento e criamos o tour em 2016. Tanto os turistas quanto os próprios moradores da cidades precisam conhecer mais da nossa gastronomia e cultura“, afirma o idealizador do projeto, Jorge Eduardo Nunes dos Santos.
Passeio leva a diferentes docerias da cidade. Foto: Reprodução Facebook
Passeio leva a diferentes docerias da cidade. Foto: Reprodução Facebook
As bebidas também não ficaram de fora dessa tendência. Pelo menos dois passeios que promovem as cervejas locais neste mês estão atraindo a atenção de turistas e moradores de Curitiba. A cidade é conhecida por ser um polo de cervejaria artesanal: das 67 empresas do tipo registradas no estado, 33 estão em Curitiba e na Região Metropolitana.
No mês de agosto ocorrem dois circuitos que têm como objetivo divulgar a produção cervejeira do estado: o The 12 Beer e o Circuito da Cerveja do Centro Histórico. As iniciativas têm propostas distintas: uma leva o participante para provar 12 cervejas de 12 cervejarias diferentes em 12 bares; e a outra promove uma experiência de harmonização de cervejas locais em três estabelecimentos.

Harmonização de cervejas

Três bares, três cervejas locais e três receitas. Para apresentar ao participante as bebidas de três marcas locais — BierHoff , Caravana Cervejaria e Way Beer –, o Circuito da Cerveja montou um jantar em três etapas, com entrada, prato principal e sobremesa. Cada etapa do jantar é servida em um bar e harmonizada com uma cerveja local. A beer sommelier Adriane Baldini é quem conduz o participante pela experiência. “Apresentamos as características de cada bebida e ensinamos como harmonizar com os pratos, mostrando o que a pessoa precisa perceber no paladar. É uma iniciação à harmonização guiada“, explica Adriane.
Circuitos apresentam produções locais para participantes. Foto: Divulgação
Circuitos apresentam produções locais para participantes. Foto: Divulgação
O tour, que é promovido pela rede empresarial do Centro Histórico, começou em 2016 como parte do tradicional Festival de Inverno. Esse ano, passou a ser um evento independente e será realizado em quatro datas: 15, 17, 22 e 29 de agosto. Entre um bar e outro, os participantes seguem a pé acompanhados de guias do Freewalking, que aproveitam para contar um pouco da história da região, curiosidades e lendas. Fazem parte do circuito os bares: Jokers, Bar do Alemão, Oriente Árabe, Quintal do Monge e A Caiçara.
O passeio tem duração de 2 horas (19h às 21h) e custa R$ 70. As inscrições podem ser feitas pelo link: www.sympla.com.br.

12 cervejas em 12 horas

Conhecer 12 cervejas locais de uma só vez. Esse é o objetivo do circuito The 12 Beer, que acontece no dia 18 de agosto e percorre 12 bares em uma raio de 1.5 km próximo ao Largo da Ordem. Em cada estabelecimento, é possível provar uma bebida diferente que foi pré-selecionada especialmente para o evento. Um mapa serve como guia para os integrantes do tour, com informações dos bares e de cada cerveja. Em cada local, um estilo distinto: Ipa, Belgian Strong Dark Ale, India Pale Ale, Ale, Sour, Russian Imperial Stout, American Pale Ale, Fruit Beer Ipa, American Blond Ale, American Pilsen, Belga, Porter e Double American Pale Ale.
Participantes recebem um mapa para percorrer todo o circuito proposto. Foto: Divulgação
Participantes recebem um mapa para percorrer todo o circuito proposto. Foto: Divulgação
“Todas as cervejas selecionadas são locais, produzidas artesanalmente em Curitiba ou no Paraná. Escolhemos bebidas de estilos e escolas cervejeiras diferentes (inglesa, americana e belga) para mostrar essa diversidade da nossa produção”, conta Haroldo Rocha Almeida, idealizador do evento, que está em sua 5ª edição.
Esse ano, duas cervejas foram produzidas especialmente para o circuito: a cerveja Tripel, do estilo belga e com teor alcoólico de 8.2% (será servida no Bar Corleone) e a knockout, uma Double American Pale Ale feita pela Num Brewery (servida na Garden Hamburgueria). As inscrições custam R$187 (3º lote) e podem ser feitas por esse link.
Confira todos os bares e as cervejas que serão servidas:
Mr Hoppy: Selvageria (Babuína Brewery) – Double IPA
Espaço Bodebrown: St. Arnold 10 (Bodebrown) – Belgian Strong Dark Ale
Pizza Cwb: Bazuca (Caravana Cervejaria) – India Pale Ale
A Caiçara: Adios Mr. American Pie (Bastards Brewery) – Sour
Armazém Califórnia: Russia (Way Beer) – Russian Imperial Stout
Bar Do Alemão: Morgana (Cervejaria Pictos) – American Pale Ale
Quintal Do Monge: Mimosa Mecânica (Cervejaria Terraço/Idolatria Cervejaria) – Fruit Beer IPA
Hop’n Roll: Pamela Anderson (Hop’n Roll) – American Blond Ale
Oriente Árabe: American Pilsen(Hump Beer) – American Pilsen
Corleone: Tripel (Ol Beer) – Belga
Empada Com Birita: Robust Porter (Ogre Beer / Granobrew) – Porter
Garden Hamburgueria: Knockout (Numb Brewery) – Double American Pale Ale
LEIA TAMBÉM:

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail