Eventos Bom Gourmet
Ingredientes locais destacam paranaenses no maior congresso de gastronomia do Brasil
Trigo, mandioca, goiaba, uva e mel de abelhas nativas foram as estrelas dos preparos dos chefs paranaenses neste sábado (28) no Mesa ao Vivo, em São Paulo, evento integrado ao Semana Mesa São Paulo 2017, maior congresso de gastronomia do Brasil. Os chefs Lênin Palhano, Eva dos Santos e Gabriela Carvalho fizeram sucesso representando o Paraná na grade de aulas de demonstração culinária.
LEIA TAMBÉM:
Chefs e produtores paranaenses marcam presença maciça no Semana Mesa SP
Alex Atala diz que a chef paranaense Manu Buffara é sua aposta
Roberta Sudbrack serve queijo “estragado” e provoca: “Sou clandestina”
Alex Atala diz que a chef paranaense Manu Buffara é sua aposta
Roberta Sudbrack serve queijo “estragado” e provoca: “Sou clandestina”
Lênin Palhano
Lênin, do restaurante Nomade em Curitiba, apresentou-se acompanhado de René Seifert Jr, padeiro que preparou um pão de fermentação natural feito com trigo e farinha de mandioca torrada para acompanhar um pastrami de peito de boi Wagyu brasileiro com cogumelos Paris. A carne teve 20 dias de cura, 4 horas de defumação e 8 horas de cozimento no sous-vide. O pão fermentou por 20 horas e foi assado em forno a lenha. “A farinha de mandioca torrada acrescentou aroma e a textura ao pão. É uma forma de misturar a tradição europeia de pão de trigo com a brasileira, usando tubérculos e amilaceos”, explica René.


Eva dos Santos
Eva dos Santos, do Grupo Victor em Curitiba, preparou milho verde na brasa com uma “manteiga” de goiaba de Carlópolis e tilápia frita com picles de cebola roxa e uva Benitaka de Marialva. As frutas tem selo de indicação de origem e foram assadas na brasa. “Para fazer essa manteiga, processei as sementes e a polpa da goiaba, peneirei e consegui essa textura”, explica Eva.
Para finalizar sua aula, ela serviu uma torta de queijo com calda de goiaba. A ricota usada na massa do recheio foi a própria chef que fez. “Não é uma cheesecake porque não foi cream cheese nessa receita”. A torta foi assada na brasa.


Gabriela Carvalho
Gabriela Carvalho, do Quintana Restaurante, apresentou receitas com mel e pólen de abelhas nativas. “Saúde tem que estar aliado à sabor”, defendeu. Ela preparou uma salada de feijões paranaenses com castanhas, mel e pólen. Outro preparo foi uma abóbora confitada na banha de porco e servida com um picles haitiano picante e farofa com pólen e mel de saiqui, uma abelha nativa. Para fechar a aula, ela preparou um drink com cachaça maturada com banana e própolis.


