Thumbnail

Eventos Bom Gourmet

Cacharitiba apresenta 120 cachaças de todo o Brasil e aulas-show de comida paranaense

Patricia Favorito Dorfman, especial Bom Gourmet
16/10/2018 21:25
A partir desta quinta-feira (18), o Mercado Municipal de Curitiba abre as portas para a 7.ª edição do Cacharitiba, tradicional evento dedicado à cachaça. Nessa edição, 22 produtores de sete estados apresentam 120 rótulos, alguns deles inéditos, para degustação gratuita. Preços das garrafas variam de R$ 25 a R$ 2 mil. O evento vai até domingo (21).
O público poderá degustar a bebida na versão pura e também em coquetéis. Chefs locais darão aulas-show gratuitas de pratos típicos do Paraná (veja a programação abaixo).
Na Vitrine da Cachaça o público poderá conversar direto com os produtores. Nesse espaço, os expositores terão muitas cachaças para degustação, além de apresentar seus lançamentos. Como a Cachaça Vô Milano 10 anos, que comemora uma década da loja Vô Milano. Produzida pela Adega Bassi, de Santa Mariana (PR), a cachaça é um blend produzido em parceria com a Confraria Paranaense da Cachaça e terá apenas 500 garrafas numeradas para venda.
Além desse lançamento, volta para a Cacharitiba a cachaça de jambu, típica do Pará, que causa uma sensação de amortecimento na boca e que gera muita curiosidade no público. Entre os produtores que estarão estreando no evento estão Gouveia Brasil (MG), Hof Microdestilaria (SP) e Sanhaçu (PE).
Durante os quatro dias do evento, acontecem momentos especiais que mostram como a cachaça pode ser harmonizada e utilizada na gastronomia e em coquetéis. No sábado (20), a partir das 14h, o bar de coquetéis Ananã vai apresentar drinks com cachaça.

Cachaça e gastronomia

O 1° Festival Gastronômico Cacharitiba, que tem como curadora a chef Walquiria Castro Alves, em parceria com a Identidade Gastronômica, irá oferecer ao público aulas-show e palestras que terão a cachaça como principal ingrediente.A participação é gratuita e os lugares são distribuídos por ordem de chegada.
“Faremos um encontro gastronômico ao longo do festival para falar dos pratos típicos do Paraná, mostrando a identidade do nosso estado e que tem tudo a ver com a cachaça. Ela será usada como ingrediente ou na harmonização do prato”, explica chef.
Ela explica que a gastronomia regional, rural, apresenta pratos com ingredientes que são mais consistentes e, assim, combinam com a cachaça. “Ela é a bebida típica do nosso país”. Para participar das atividades do Festival Gastronômico basta chegar no horário da atividade escolhida.
Para Eliana Girardello, uma das coordenadoras do evento, a cachaça tem ganhado cada vez mais espaço no mercado pelo conhecimento que as pessoas estão obtendo sobre o produto. “Muitos consumidores eventuais tornaram-se habituais. Eles aprenderam a servir a cachaça como uma bebida nobre. Aprenderam a degustar a cachaça e a querer saber mais sobre este produto genuinamente nacional”.
Segundo a coordenadora, um dos momentos especiais dessa edição será o Encofras – Encontro Nacional das Confrarias de Cachaça. “Já temos 70 pessoas de diversas confrarias brasileiras inscritas para o encontro. No sábado (20) vamos fazer uma visita técnica ao alambique da Cachaça Porto Morretes e discutir diversas questões técnicas da produção da cachaça”, finaliza.

Programação do 1° Festival Cacharitiba de Gastronomia

18/10
Walquiria Castro Alves
11h Palestra sobre: Identidade Gastronômica (Paranaense)
12h Aula Show: Carneiro no Buraco
Eudemar Cavalcanti
14h Palestra sobre: História do Prato Típico de Pitanga (Quirerada)
15h Aula Show: Quirerada
Diego Prado
15h30 Palestra sobre: História da Erva Matte
16h30 Aula Show: Bolo de Erva Matte com Calda de Caramelo e Cachaça
19/10
Tony Nascimento
11h Palestra sobre: Etnias Gastronômicas PR
12h Aula Show: Pierogi
Ken Francis
14h Palestra sobre: A História do Prato Típico de Castro (Feijão Castropeiro)
15h Aula Show: Feijão Castropeiro
Alê Gonçalves
16h30 Aula Show: Porco no Tacho
20/10
Walquiria Castro Alves
9h Palestra sobre: A História do Troperismo
10h Aula Show: Feijão Tropeiro
Sérgio Medeiros e Gilly Mazanek
11h Palestra de Sérgio Medeiros sobre: História do Prato Típico de Curitiba (Carne de Onça)
12h Aula Show de Gilly Mazanek: Carne de Onça
Walquiria Castro Alves
14h Palestra sobre: História dos Pratos Típicos Paranaenses
15h Aula Show: Leitão a Dois Vizinhos
21/10
Walquiria Castro Alves
9h Palestra sobre: Gastronomia Rural
10h Aula Show: Pernil à Pururuca
Alê Gonçalves
10h30 Palestra sobre: A História do Barreado
11h30 Aula Show: Barreado
Serviço

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail