Eventos Bom Gourmet
Bela Gil ensina receitas com cabotiá e abacaxi grelhado em Curitiba
Bela Gil não se surpreendeu quando boa parte dos participantes do seu workshop de alimentação saudável soube responder o nome da variedade de abóbora que ela segurava. “Cabotiá”, disseram uns e outros, ao que ela confirmou e passou a listar os benefícios e dificuldades no trato da hortaliça. “Eu sei, é difícil de abrir, e isso dá preguiça”, comentou a chef e apresentadora de TV, que esteve em Curitiba na tarde deste sábado (16) para dar dicas aos curitibanos de como se alimentar de forma saudável.
O workshop faz parte do evento Temporada Gourmet, promovido pelo shopping Curitiba, que reunirá, até o dia 1º de outubro, diferentes nomes da gastronomia brasileira em aulas gratuitas. Na noite da última sexta-feira (15), foi a vez de Dayse Paparoto, vencedora da primeira temporada do programa MasterChef Profissionais, ensinar algumas receitas ao público.
Conhecida por escolher ingredientes (e prepará-los de forma) não convencionais, Bela Gil angariou fãs e haters pelas redes sociais no Brasil. Ali, sentados entre dois corredores no piso L2 do shopping, estavam apenas fãs que não perdiam tempo e tiravam todas as dúvidas possíveis sobre os pratos a serem preparados: abóbora cabotiá com alecrim ao forno, purê de painço e abacaxi grelhado.
Quando foi salgar a abóbora, antes de colocá-la, cortada em pedaços grandes, ao forno (a exatos 185ºC), Bela lembrou: “Às vezes a pessoa tenta reduzir a quantidade de sal na comida e tira aquilo que dá o gosto. Às vezes uma pitada muito pequena não é suficiente. Tem que colocar poucas quantidades de sal ao longo do processo, porque aí fica muito difícil errar.”

O assunto gerou curiosidade nos espectadores, que perguntaram: “Que tipo de sal você usa, Bela?”. “Eu uso sal marinho não refinado. Esse sal é normalmente mais grudado porque ele não tem os aditivos químicos do sal tradicional. Embora exista o sal não refinado nacional, uma alternativa é bater o sal grosso no liquidificador. Mas aí é importante aprender a medir a mão de sal para não salgar demais”, sugere a chef.
Na hora de explicar quando se usava um sal rosa ou um sal negro, Bela foi categórica: “Eu uso esses tipos diferentes como especiarias e para momentos especiais. O sal rosa do Himalaia não é refinado, é bonito. Não vou usá-lo para salgar o feijão ou uma sopa, por exemplo, que não vou sentir o sabor. Vou usá-lo em uma salada. A Flor de sal dá um contraste bonito em um mousse”, explica.
Enquanto a abóbora assava no forno, Bela foi preparar o purê de painço, que a lembrou de outra dica de culinária: “Uma alternativa ao alho e cebola, que são usados com frequência para refogar, pode ser o gengibre. É uma boa alternativa a quem tem problema com feijão, à noite. O gengibre não causa tanto.. problema” – fala que gerou risos entre o público.
Da mesma forma que com o cabotiá, o painço não era um ingrediente desconhecido do público. Bela justifica essa familiaridade do público com alimentos não convencionais ao sucesso do programa de televisão Bela Cozinha, transmitido pelo canal GNT. “Eu fiquei bem surpresa quando eu comecei o programa porque eu usava muito inhame, que é um alimento curativo e benéfico para a saúde. Muita gente havia esquecido, deixado o inhame de lado e, de uma forma ou de outra, a gente resgatou esse alimento. É incrível”, comentou a chef durante entrevista ao Bom Gourmet (veja a conversa completa aqui embaixo).
Quando chegou a vez do preparo do abacaxi, ninguém fez piada ou lembrou da melancia grelhada – uma das primeiras sugestões da Bela Gil a gerar polêmica nas redes sociais. Pelo contrário, quando a chef disse que fruta é também sobremesa, todos concordaram. “Às vezes as pessoas não gostam quando veem que a sobremesa é uma fruta, mas basta uma pequena mudança, como grelhar o abacaxi, para virar outra coisa”, disse Bela, enquanto misturava óleo de coco com castanhas de caju com limão, para completar a receita.
“E se não puder usar o óleo de coco, posso substituir pelo quê?”, quis saber um espectador. “Se não quiser usar o óleo de coco, você pode substituir por manteiga, manteiga ghee ou mesmo azeite”, respondeu Bela ao próprio meme.
Veja a entrevista completa com a Bela Gil, quando ela fala sobre seus ingredientes favoritos e os radicalismos da alimentação:
Temporada Gourmet
A participação das aulas é gratuita e aberta ao público. As vagas são limitadas a 60 por dia, sendo seis delas reservadas a assinantes da Gazeta do Povo. Os membros do Clube Gazeta do Povo podem trocar seus pontos neste link e garantir um lugar. Para os não assinantes, as vagas são distribuídas por ordem de chegada.
A programação continua neste domingo (17), com workshop de cerveja com a sommelier de cervejas Adriane Baldini. Na próxima semana continuam Flávia Machioni, do blog Lactose Não, Leo Young, vencedor do MasterChef Amadores 2016, Lorenzo Ravioli, vencedor do MasterChef Júnior 2016, Vitor Bourguignon, participante do MasterChef 2017, e Fabíola Gouveia, chef especialista em confeitaria e apresentadora do GNT.
Confira a programação da Temporada Gourmet
17/9: 16h – Workshop de Cerveja com a sommelier de cervejas Adriane Baldini.
21/9: 19h – Paganini apresenta: Workshop de Azeite com Flavio Bin.
22/9: 19h – Leo Young, vencedor do MasterChef Amadores 2016 ensina o preparo de um escondidinho de mandioca com carne seca e linguiça.
23/9: 18h – Flávia Machioni, do blog Lactose Não, ensina uma torta com recheio de chocolate sem glúten e sem lactose.
24/9: 16h – It’s Grill apresenta: Lucio Costa.
28/9: 19h – Porto a Porto apresenta: Harmonização de vinhos com Diego Juchnievski.
29/9: 19h – Fabíola Gouveia, chef especialista em confeitaria e apresentadora do GNT.
30/9: 18h – Lorenzo Ravioli, vencedor do MasterChef Júnior 2016, ensina o preparo de maltagliati al ragu.
01/10: 16h – Vitor Bourguignon, participante do MasterChef 2017, ensina a receita do hambourguignon, um hambúrguer de cupim com cebola caramelizada no melaço de coentro, queijo muçarela e tomate defumado no pão de brioche.