Eventos Bom Gourmet
Dois bartenders paranaenses disputam vaga na final de campeonato de coquetelaria
O Paraná está muito bem representado no Bacardi Legacy, uma competição de coquetelaria realizada em todo o mundo. Leo Nogueira, da La Champagneria, e Zé Swaiger, do Nômade, estão entre os dez semifinalistas do concurso. É a primeira competição dos dois bartenders, que tem 25 anos de idade.
Para chegar nessa etapa, os bartenders enviaram receita, foto, história e método de preparo de seus drinks. Foram mais de 100 inscritos, avaliados por critérios como nome do coquetel, inspiração, originalidade, apelo visual, replicabilidade do drinque em bares de coquetelaria e coerência com a proposta. Os outros competidores na semifinal são de São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas e Rio Grande do Sul.
Conheça os curitibanos semifinalistas
Leo Nogueira
Leo Nogueira é o head bartender da La Champagneria, onde atua desde a abertura da casa, em julho deste ano. O drinque apresentado no concurso é o Estado Del Arte, que leva Bacardi Oro, St. Germain Elderflower Liqueur, Campari, Peychaud’s Bitter e espumante brut rosé.

Leo afirma que a própria proposta do concurso o inspirou a criar esse coquetel. “Entre os critérios de avaliação tem a originalidade. Optei por ingredientes que não são muito comuns em conjunto”. O objetivo do bartender é fazer um tributo à arte, e representar o ápice da tecnologia e da representação artística por meio de seu drink.
Zé Swaiger
Zé Swaiger é de Cianorte, interior do Paraná, e trabalha como bartender no restaurante Nômade, no Hotel Nomaa, desde outubro de 2015. O drink criado por ele é o Bacardi Grand Cru, que leva Bacardi 8 anos, vinho branco Sauternes e sal. Zé explica que sua intenção foi criar “um sabor único que vem do melhor: o melhor do vinho francês e o melhor do rum cubano juntos em um coquetel”.

Zé também também já trabalhou em um bar na sua cidade-natal, e no Soul Rock Club, que ficava no bairro São Francisco em Curitiba.
Seleção para a final do Bacardi Legacy
No dia 30 de outubro, será realizada uma prova em São Paulo que define quem serão os três finalistas do país. Cada participante terá quinze minutos para preparar a bancada e apresentar dois drinks idênticos, que serão avaliados por um corpo com dez jurados especializados. Os três grandes finalistas participarão de uma nova etapa que dura três meses, e avalia a capacidade dos coquetéis se tornarem clássicos.
LEIA TAMBÉM: