Bom Gourmet
Espaguete à bolonhesa é ‘fake news’, desabafa prefeito de Bolonha
O prato mais emblemático, popular e tradicional da Itália se tornou o centro de uma grande polêmica nas redes sociais. E não por variações de preparo, mas pela própria existência. O espaguete à bolonhesa é uma ‘fake news’, segundo um desabafo feito pelo prefeito de Bolonha no Twitter.
Sem papas na língua, Virginio Merola postou uma foto do cardápio de um restaurante de Londres e disse que o prato simplesmente não existe. E mais: pediu a outras pessoas que fizessem o mesmo. “Queridos cidadãos, estou coletando fotos de espaguete à bolonhesa ao redor do mundo para dizer que é fake news. Essa veio de Londres. Por favor, me mandem fotos de vocês. Obrigado”, denunciou o prefeito.
A polêmica do prato que não seria típico de Bolonha – e nem mesmo de toda a Itália – não para por aí. À rádio italiana RAI, o democrata de 64 anos disse que as pessoas precisam saber a verdade sobre a culinária local, e que está farto de turistas chegarem à cidade pedindo espaguete a bolonhesa nos restaurantes.
“O espaguete à bolonhesa não existe, mas é famoso em todo o mundo. O que nós queremos que o mundo saiba é que a Bolonha inventou tagliatelle, tortellini e lasanha“, disse ele na entrevista.
Outro ponto da polêmica é a composição do molho bolonhesa. Segundo a Coldiretti, maior associação de produtores agrícolas da Itália, o molho leva mais do que apenas carne moída e tomate. A receita original registrada na Câmara de Comércio de Bolonha, em 1982, é composta por ragu bovino ou suíno, bacon, manteiga, cenoura, cebola, aipo, ervas, alho, vinho branco e leite.
“Três em cada quatro cidadãos estão decepcionados com os pratos ‘italianos’ servidos no exterior, onde as versões mais bizarras de receitas tradicionais são trazidas à mesa, como o hábito belga de usar o carbonara com creme sem pecorino, o alemão que usa óleo de semente na costeleta milanesa, o holandês que não coloca mascarpone no tiramisú, até os ingleses que votaram no espaguete à bolonhesa como prato favorito, sendo completamente desconhecido na região da Emília”, explicou a Coldiretti em um comunicado.
E o preparo também é considerado errôneo pela associação. O correto é usar um tagliatelle com 8 milímetros de espessura e, na hora de servir, misturar a massa com o molho ainda na panela. Nada de levar à mesa em duas travessas, segundo a Coldiretti.
Para o consultor e chef Vavo Krieck, o molho bolonhesa também é usado em outros preparos, mas nunca com o espaguete.
“O molho é tradicionalmente servido com tagliatelle de ovo, mas também para dar sabor a outros tipos de massas, como a lasanha cozida com béchamel e a polenta, prato considerado típico de pobre do passado”, explicou ao Bom Gourmet citando um estudo da pesquisadora Lynne Rossetto Kasper, autora do livro The Italian Country Table, de que o ragu bolonhês teria surgido em meados do século 16 nas cortes de famílias nobres.
Apesar da polêmica, o chef e empresário João Lellis acredita que essa análise purista não deve ser levada tão a sério. Para ele, o que importa é o que as pessoas apreciam.
“O molho mais solicitado para acompanhar o spaghetti é à bolonhesa. Apesar de ser a combinação mais pedida pelo público, concordo que ravióli e capeletti, massas recheadas, fazem mais sentido nessa harmonização independentemente de ser reconhecida ou não em Bolonha“, esclarece.
Preparos errados
Os internautas atenderam ao pedido de Virginio Merola pelo registro de preparos errados do espaguete à bolonhesa. Em um deles, o prato servido na maior cadeia de restaurantes italianos do Chile:
Chilean biggest chain of Italian food. “Like in Italy” says the heading. pic.twitter.com/9bvIGsKC08— Rodrigo Correa (@rodr1gocorr3a) 10 de março de 2019
O espaguete à bolonhesa de pacotinho na Holanda:
Saluti da Olanda! pic.twitter.com/5tgI8YNdAR— Fiorella Opromolla (@fiorellaopro) 28 de fevereiro de 2019
Ainda da Holanda, uma “pizzabúrger” bolonhesa:
Non sono #spaghetti alla #bolognese, ma è altrettanto orrendo.
Trovato nel reparto freezer di un supermercato olandese. pic.twitter.com/1SxChOg9Lv— Luca Trotter (@LucaTrotter) 16 de março de 2019
RECEITA
Aproveite e aprenda a fazer o molho bolonhesa de Flora Madalosso, do tradicional restaurante italiano de Curitiba.