Bom Gourmet

Energia renovável é tema do novo episódio do podcast Bom Gourmet Negócios

Bom Gourmet
07/04/2025 11:51
Thumbnail
O novo episódio do podcast Bom Gourmet Negócios trouxe à conversa Miguel Segundo, CEO da Gedisa Energia. A empresa trabalha com geração distribuída de eletricidade, conectando usinas de energia renovável à consmidores.
O serviço incentiva a sustentabilidade e garante um desconto de 12% a 20% no valor da conta de luz. No caso de produtores que possuem painéis solares ou geram energia através de matéria orgânica, a empresa possibilita a venda do excedente da produção.
"A Gedisa nasceu como uma plataforma que tem como interesse democratizar o acesso à energia renovável e mais barata, de forma simples e digital. A gente faz a contratação de usinas que conseguem gerar essa energia limpa, e essas usinas injetam essa energia na própria concessionária de distribuição local", conta Segundo.
Como a negociação é feita diretamente com o produtor de energia, a Gedisa consegue garantir um preço mais baixo do que a distribuidora local - no caso do Paraná, a Copel.
"Qualquer um que tem geração própria de energia e tem um excedente pode oferecer créditos de energia para outros consumidores. No oeste do Paraná, muitos produtores que fazem a criação de suínos e de aves usam os dejetos desses animais como combustível para gerar energia. E ele não consome toda essa energia, então ele consegue exportar esse excedente na rede da distribuidora e ser remunerado por isso", explica o empresário.
Mesmo com o modelo de geração distribuída, a responsável pela chegada dessa energia até a casa do consumidor ainda é a concessionária local. Portanto, caso a usina contratada tenha problemas de operação, a distribuidora faz o fornecimento necessário, garantindo que o cliente não fique sem energia.
Da mesma forma, em caso de problemas na rede de distribuição, o cliente da região afetada também fica sem energia.
Para saber mais sobre a distribuição de energia renovável e como isso impacta seu negócio, confira o bate-papo completo no Youtube ou Spotify do Bom Gourmet.