Bom Gourmet
Economista dá dicas para contornar baixa demanda por restaurantes
As vendas do setor da alimentação fora do lar tiveram uma queda considerável no mês de abril de 2024. Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Stone, empresa de pagamentos, as vendas caíram 3,7%, com relação a março, e em 5,9%, com relação a abril do ano anterior.
Segundo João Ricardo Tonin, economista da FoodCo. ,a baixa demanda por bares e restaurantes afeta toda a cadeia de alimentação. Com menos clientes, as empresas diminuem a compra de insumos, o que provoca excesso de mercadoria aos fornecedores.
O economista explica que dificuldades com relação à escala impedem pequenos restaurantes de negociar melhores preços. Assim, em momentos de baixo consumo, grandes redes conseguem vantagem por conta de suas compras em grandes quantidades.
Para Tonin, incentivar clientes a realizar pagamentos com cartão de débito ou PIX, através de brindes e descontos, pode ser uma solução para contornar a baixa demanda por bares e restaurantes. Com o dinheiro em mãos, empresários podem facilitar a negociação com fornecedores e realizar pagamentos à vista. Buscar sempre novos fornecedores também pode ajudar a encontrar os melhores preços no mercado, reduzindo a baixa demanda.
“O cenário atual é desafiador para todas as empresas do setor. Aquelas que conseguirem inovar e encontrar novas soluções para lidar com a baixa demanda terão mais chances de se manterem no mercado”, conclui o economista.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.