Bom Gourmet
Rabo de Galo campeão: é de Curitiba a melhor receita do Sul do Brasil. Aprenda a preparar
Uma mistura simples e barata que é tradição nos botecos de todo o país. Cachaça, cynar e vermute tinto é a combinação que há mais de 70 anos faz sucesso nos balcões nacionais. Este é o Rabo de Galo, que de tão popular tem até competição para definir qual é a melhor versão.
O nome vem da tradução da palavra coquetel em inglês (cock-tail) e que, apesar da idade, nunca saiu de moda. É item obrigatório até nos bares mais descolados. Sua versatilidade é a maior característica pois, assim como na caipirinha, é possível variar os ingredientes da receita original e criar versões.
E foi isso que fez Alexandro Miranda, barman do We Are Bastards Pub, que venceu no último final de semana o primeiro Concurso Regional Rabo de Galo, em Curitiba. Na versão intitulada Tropical Coco, Miranda utilizou a Cachaça Trivisan IPE lavada no óleo de coco, Cynar70 proof, Martini extra dry e lâmina de coco seco enrolada e caramelizada.

O evento ocorreu em Curitiba e reuniu os principais bartenders da região Sul do país. O objetivo do concurso, além de premiar a melhor receita, é popularizar ainda mais o Rabo de Galo e a cachaça.
A receita do Rabo de Galo tem espaço para a criatividade. É possível incluir frutas, destilados saborizados e o que mais a imaginação mandar.
E se você ficou com vontade de criar sua própria versão, trouxemos a receita tradicional. Anote os ingredientes:
- 50 ml de cachaça
- 25 ml de vermute tinto
- 25 ml de Cynar
- Misture todos os ingredientes em um copo, com ou sem gelo.