Bom Gourmet
Divaldo Maciel, do Limoeiro: "O Tempero da Vida" e a gastronomia capaz de mexer com todos os sentidos

Cena de "O Tempero da Vida": longa-metragem tem na gastronomia uma espécie de personagem que acompanha a história do próprio cineasta. reprodução
A fim de um bom filme para o fim de semana? Divaldo Maciel, sócio-fundador do restaurante O Limoeiro, tem uma dica excelente. “O Tempero da Vida”, de 2003, do diretor Tassos Boulmetis, faz da gastronomia turca algo ainda maior que apenas de pano de fundo para retratar a biografia do cineasta; ela vira uma espécie de personagem.
Dilvaldo, que entende de temperos, sabores e aromas, avalia que o longa-metragem, rodado em Atenas e Istambul, revela que o poder da gastronomia é algo tão notável que, muitas vezes, um pouco de tempero é o suficiente para mudar a vida.
É até uma ousadia eu tentar explicar o porquê escolhi indicar o filme O Tempero da Vida, de Tassos Boulmetis, pois ele é tão complexo e rico quanto os temperos, que corro o risco de não conseguir me expressar em toda amplitude que o filme merece.
O filme, que é inspirado na autobiografia do cineasta, trata da história de um menino grego que é fortemente influenciado pelo seu avô turco, que lhe ensina sobre astronomia e a gastronomia de Istambul, extremamente rica de influências do mundo todo. O longa aborda também a importância e influência dos temperos em nossas vidas, experiências, relacionamentos, conflitos, política e guerras.
Depois de sua família ser deportada da Turquia para a Grécia, durante um conflito dos anos 50, o menino, agora um professor, após 30 anos retorna para a Turquia onde reencontra e relembra tudo que aprendeu com seu avô, a vida que teve que abandonar, e o quão rica é a gastronomia e também complexa, capaz de mexer com todos os sentidos. A história revela ainda o quanto a gastronomia é poderosa em nossas vidas e que, às vezes, o que a vida precisa é de apenas um pouco de sal para ganhar sabor.
O Tempero da Vida está disponível na plataforma Looke, acessível pelo Amazon Prime Video.