Bom Gourmet
Dia das Mães deve aumentar faturamento de bares e restaurantes
O Dia das Mães, no próximo domingo (12), deve trazer um aumento no movimento de bares e restaurantes neste final de semana. As ruas devem ficar mais movimentadas e estabelecimentos localizados dentro de shoppings devem sentir esse aumento com mais intensidade. Essa é a análise de João Ricardo Tonin, economista da FoodCo.
Segundo pesquisa do Datafolha e da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o potencial de consumo na data é de R$ 15 bilhões. Dos entrevistados, 63% planejam presentear a mãe neste ano e 39% planejam gastar mais do que gastou em 2023. Os jovens de 18 a 24 são os que mais devem gastar na data, com uma média de R$ 304 destinada ao presente.
Já 72% dos entrevistados planejam fazer compras em lojas físicas, o que é uma boa notícia para estabelecimentos que abrirão durante o fim de semana.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 77% dos estabelecimentos da alimentação devem abrir as portas durante o Dia das Mães, com expectativa de melhora no faturamento. Além disso, o número de estabelecimentos operando no prejuízo caiu de 31%, em fevereiro, para 25%, em março. Para o economista, os dados são boas notícias e evidenciam a recuperação do setor.
Mesmo assim, 57% dos bares e restaurantes ainda tem dificuldade em repassar o aumento dos custos de produção aos preços do cardápio e 40% têm dívidas em atraso. “É importante ter paciência no momento. Não há bem que sempre dure e nem mal que nunca acabe”, conclui Tonin.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.