Bom Gourmet
Dia da Comida Picante: conheça os principais pratos da comida coreana
A cultura coreana está entre as mais faladas do mundo atualmente. Mas, mesmo com a popularidade dos doramas e do k-pop, a comida coreana continua sendo um mistério para muitos. Uma das principais características da culinária do país é sua pimenta, o gochujang, uma pasta fermentada de pimenta malagueta, arroz, soja e sal. Para celebrar o Dia Internacional da Comida Picante (16), que tal mergulhar de cabeça na comida coreana?
As refeições costumam ser servidas em pequenas porções de cada item, geralmente compostos de arroz, tofu, legumes variados, carnes e macarrões. Ingredientes populares incluem o óleo de gergelim, shoyu, gengibre, alho e, claro, gochujang. Muitas receitas são vegetarianas ou veganas, tornando a culinária do país uma das amigáveis para esse público.
Se você é obcecado pela cultura coreana e também é fã de comida picante, essa matéria é para você. O Bom Gourmet separou alguns dos principais itens da gastronomia da Coréia, para que você saiba exatamente o que pedir quando for a um restaurante. Confira!
Kimchi
O Kimchi é a base da culinária coreana. É servido ao lado de praticamente todas as refeições - como se fosse seu arroz e feijão. O preparo consiste em folhas de couve chinesa e rábano que são mergulhados em uma salmoura, depois lavados e imersos em uma pasta de farinha de arroz, açúcar, molho de peixe, gochujang, alho, gengibre e cebola para fermentar. O processo pode levar entre dois dias e três semanas.
Kimbap
O kimbap é um rolinho de alga (kim) e arroz (bap) com recheios variados, similar ao sushi japonês. O prato pode levar legumes, carne bovina, queijo, lula cozida, caranguejo, frios, costela, pimenta, atum ou até kimchi. É uma opção popular em refeições ao ar livre, como piqueniques.
Tteokbokki
O tteokbokki é como um nhoque de arroz, cozido e servido com um molho de shoyu e gochujang. O preparo costuma ser acompanhado de ovo cozido, cebolinha e eomuk (croquete de peixe coreano). Outras variações podem levar também macarrão, costela ou frutos do mar variados.
Bulgogi
Conhecido como churrasco coreano, o bulgogi consiste em um preparo de carne bovina marinada e cortada em finas fatias, posteriormente frita em uma frigideira. A marinada é feita a base de shoyu, e pode levar uma variedade de ingredientes, como cebola, pera, maçã, gengibre, açúcar e gochujang. Além do caldo, o prato costuma ser servido com kimchi, cogumelos, cenoura e macarrão. Seu sabor é levemente adocicado.
Bibimbap
Considerado um dos pratos mais populares do país, o bibimbap não tem uma receita certa. Seu nome significa "arroz mesclado", e o preparo é basicamente uma junção de tudo que estiver na geladeira servido com arroz - no mesmo espírito do nosso arroz de forno. O prato costuma levar, legumes variados, carnes, molhos e ovo.
Soju
O soju é a bebida coreana mais conhecida mundo afora. É feito a base de arroz, assim como o saquê japonês. Mas, ao contrário deste, é destilado e não fermentado - se o saquê é o vinho de arroz, o soju é como uma cachaça de arroz. O teor alcoólico do soju costuma ficar entre 17% e 45%, e a bebida é consumida pura ou em diferentes drinks.