Bom Gourmet
Da Páscoa para a vida: conheça a história da curitibana D’Fuhrmann Chocolates
Na família Dembiski-Fuhrmann, a época do ano em que mais se trabalha é também a mais alegre e prazerosa. É na semana de Páscoa que a empresária e chocolatier Selma Maria Fuhrmann consolida uma tradição que já ultrapassa duas décadas: a união dos filhos e netos em sua fábrica, D'Fuhrmann Chocolates, todos envolvidos nas vendas mais significativas do ano.
"Hoje, cada um seguiu sua carreira. Mas é muito interessante, porque na semana da Páscoa todo mundo esquece tudo e vem para cá ajudar. É uma semana muito gostosa de ficar aqui, para mim, em especial, porque tenho todos por perto", conta.
Quando começou a trabalhar com chocolates finos, há mais de 30 anos, os três filhos de Selma ainda eram pequenos e ela aproveitava as madrugadas, enquanto eles dormiam, para preparar as encomendas.
No início, a produção caseira era concentrada apenas na Páscoa, mas os pedidos foram se estendendo às demais épocas do ano e Selma precisou se desligar da profissão que exercia para se dedicar exclusivamente ao chocolate. "É um mundo fascinante, que envolve criatividade, paixão, arte e também disciplina, porque o chocolate precisa de carinho e atenção exclusiva", explica.
A paixão pelos doces sempre foi uma tradição familiar. Tanto a mãe de Selma, quanto as avós materna e paterna, ambas de origem germânica, eram doceiras de mão cheia. A receita de pão de mel, que há anos é um dos carros-chefe da D'Fuhrmann, veio diretamente da Alemanha, pelas mãos do tataravô da empresária. "Quando criamos a loja, tomamos a decisão de seguir a mesma receita, arriscando, porque esse é um pão de mel um pouquinho diferente, mas deu muito certo", revela Selma, orgulhosa.
Empresa mantém tradição familiar
Localizada no caminho de Curitiba para o Aeroporto Afonso Pena e para o litoral catarinense, a fábrica e loja matriz da D'Fuhrmann é uma extensão do lar da família. Não à toa, um berço ocupa o centro do escritório administrativo, onde a bebê Luiza dormia um sono tranquilo no momento da entrevista, enquanto sua mãe, Ana Cecília Dembiski, atendia os clientes.
"Meu envolvimento com chocolate foi igual ao da minha filha, que está ali dormindo no berço", diverte-se Ana, responsável pela parte administrativa da empresa.
Arquiteta por formação, ela chegou a seguir carreira na área antes de, assim como a mãe, optar por ficar exclusivamente na D'Fuhrmann. "Eu me lembro de começar a trabalhar oficialmente aqui na loja lá pelos 15 anos, quando eu já não tinha mais uma carinha tão de criança e podia atender, porque o público já olhava para mim com confiança. Mas comecei mesmo trabalhando com ela em casa", recorda, olhando para a mãe.
Além da tradição familiar e do amor pelo ofício, o cuidado em manter um padrão de sabor, evitando grandes estoques e trabalhando com rodízios de produção, são alguns dos motivos que levaram a D'Fuhrmann a conquistar não só curitibanos, mas clientes de todo o Brasil.
Com lojas no caminho para o aeroporto e no Mercado Municipal, é grande o número de turistas que fazem questão de "levar um pedacinho de Curitiba para casa", diz Selma. Com esse público em mente, a D'Fuhrmann faz sucesso com a Linha Curitiba, que reúne barras de chocolate ao leite com cartões postais da cidade, bombons decorados com pontos turísticos da capital e em formato de pinhão.
Páscoa será de mimos na D'Fuhrmann Chocolates
Imaginando uma Páscoa mais mimosa e encantadora que as dos anos anteriores, quando as restrições pandêmicas eram muito mais rígidas, Selma e sua equipe de fiéis escudeiras – tanto a fábrica quanto as lojas da D'Fuhrmann Chocolates têm equipes majoritariamente femininas – apostaram em novos sabores e formatos.
Ovos de colher recheados, coelhinhos em modelos inéditos, além de clássicos como o Ovo Ninho, uma espécie de "toca de coelhinho" de chocolate ao leite. "Não deve ser uma Páscoa dos grandes ovos, mas dos mimos, por isso preparamos uma coleção bem alegre e delicada", revela a chocolatier.
Serviço
D'Fuhrmann Chocolates
Loja Fábrica Torres (Av. Com. Franco, 5.050 – Uberaba). De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Loja Mercado Municipal de Curitiba (Av. Sete de Setembro, 1.865 – Centro). De terça-feira a sábado, das 8h às 18h; aos domingos, das 8h às 13h.
(41) 3079-5999 e @dfuhrmannchocolates