Thumbnail

Bom Gourmet

Agora os cientistas avisam: a cúrcuma não traz benefícios para a saúde

Andrea Torrente
11/07/2017 22:00
Especiaria muito apreciada para dar uma cor bonita, um aroma ou um sabor mais acentuado ao prato, a cúrcuma tem ganhado nos últimos anos a fama de superalimento, um ingrediente quase milagroso para a saúde.
Da prevenção e tratamento do mal de Alzheimer, câncer, doenças no coração até ações anti-inflamatória e antioxidante, a cúrcuma ganhou espaço em restaurantes e em receitas caseiras. A apresentadora Bela Gil, em 2015, revelou inclusive que usava o ingrediente para escovar os dentes no lugar da tradicional pasta.
Mas, agora, os cientistas informaram que a cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, túberculo originário da Indonésia, não traz nenhum benefício provado para a saúde. A pesquisa conduzida pelo professor Michael Walters, da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, publicada no Journal of Medicinal Chemistry e na revista Nature, revisou milhares de outras pesquisas e mais de 120 testes clínicos dos últimos anos, e concluiu que não há nenhuma evidência de benefícios terapêuticos na cúrcuma.
Pelo contrário, a curcumina, molecula que é presente na especiaria, atrapalha os testes para descobrir novos medicamentos por meio de “falsos sinais”. “Muitos esforços e recursos foram desperdiçados em pesquisas sobre a curcumina”, diz Gunda Georg, co-diretora do Journal of Medicinal Chemistry, que publicou a pesquisa.
Parte do problema é que o extrato de cúrcuma contém dezenas de componentes além da curcumina, portanto os cientistas podem ter observados determinados efeitos e tê-los atribuídos às moléculas erradas. Desde 2009, ao menos 15 artigos médicos sobre a curcumina foram retirados e mais uma dúzia corrigidos.
Muitos pesquisadores ainda são otimistas em relação à curcumina, embora concordem que seja difícil ou até impossível provar eventuais benefícios para a saúde. Uma coisa é certa: mesmo sem as milagrosas propriedades, a cúrcuma vai continuar sendo uma importante aliada para conferir aroma e cor aos nossos pratos e bebidas.
LEIA TAMBÉM

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail