Bom Gourmet
Culinária alemã em Santa Catarina é tema de livro e documentário
10 cidades fazem parte de livro que conta a influência da gastronomia alemã em SC. Divulgação
A herança da culinária alemã em Santa Catarina é tema de um projeto multimídia que será lançado na noite desta terça (29), em Joinville. O projeto "Saberes e Fazeres da Gastronomia Germânica – uma Abordagem Territorializada", idealizado pela Agência Cultural AqueleTrio, inclui um documentário, um livro e um site, que exploram a história e a influência da cultura germânica na gastronomia catarinense.
O trabalho percorreu 10 cidades catarinenses com raízes germânicas, mapeou a cadeia produtiva de pratos típicos em 20 estabelecimentos tradicionais, revelando a riqueza e a diversidade da culinária teuto-brasileira. O documentário, dirigido por Hilton Maurente e Adriano Maio, apresenta relatos de empreendedores da gastronomia alemã e da equipe de produção, mostrando os desafios e as descobertas ao longo do projeto.
O livro, escrito por Jura Arruda, reúne fotografias dos pratos pesquisados e contos inspirados em histórias reais, "mesclando realidade e ficção e contemplando o universo humano presente em cada empreendimento", nas palavras da autora. O lançamento acontece na Sociedade Harmonia Lyra, às 19h30, em Joinville.
Marisa Toledo, da Agência Cultural AqueleTrio, destaca a importância do projeto para o reconhecimento da identidade cultural catarinense: "Com orgulho, podemos afirmar que temos uma comida teuto-brasileira: a nossa cultura é diversa, plural e abarca coisas novas, transformando-se, de modo a representar um povo, um lugar, um território".