Bom Gourmet
Cozinha em alta fidelidade: saiba por que você precisa assistir à série ‘O Urso’
Para os amantes da gastronomia (e da comédia), nenhuma produção recente alcança a qualidade e o realismo da premiada “O Urso” (The Bear). Lançada despretensiosamente em 2022, no canal Hulu (no Brasil, está em cartaz na plataforma Star+, da Disney), a série terminou aquele ano como a grande sensação da TV norte-americana e foi eleita pelo American Film Institute a melhor série de ambiente de trabalho desde “Mad Men” (2007-2015), que retrata o mundo milionário da publicidade nos anos 60.
No caso de “O Urso”, o ambiente de trabalho de que estamos falando é a apertada cozinha de um restaurante quase falido em Chicago, o The Beef. Com duas temporadas lançadas – as filmagens da terceira começam nos próximos meses – a série acompanha a trajetória do jovem e premiado chef Carmy Berzatto (Jeremy Allen White), que abandona a alta gastronomia de estrelas Michelin para assumir o restaurante que pertencia a seu irmão mais velho, Michael (Jon Bernthal), depois que ele comete suicídio.
Com roteiro, direção e atuações excelentes, além de um ritmo vertiginoso e uma trilha sonora sem defeitos, “O Urso” tem como grande trunfo a precisão com que retrata o dia a dia de uma cozinha profissional. Com duração de 30 minutos, os episódios de ambas as temporadas exploram dois elementos onipresentes na rotina de todo e qualquer restaurante e que raramente aparecem nas telas: a exaustão e o stress de quem trabalha neles.
Sem glamour
No lugar da glamourização geralmente vista em produções que trazem a gastronomia como tema, o que se vê em “O Urso” é a realidade em seu estado mais puro, em doses alternadas de drama e comédia: boletos vencidos, falta de dinheiro, burocracia infinita, equipamentos estragando, comida caindo no chão, calor escaldante, cortes, queimaduras, barulhos de todos os tipos, banheiro entupido, entregas erradas, clientes grosseiros…tudo isso em meio a incessantes brigas entre funcionários e proprietários. Tudo ao mesmo tempo agora, no meio do caos.
Parece exagero? Pois quem trabalha ou já trabalhou em cozinha diz que é (quase) tudo verdade. “Achei essa série incrível, umas das melhores que eu já vi na vida. Tirando o primo maluco [o personagem Richie, vivido pelo ator Ebon Moss-Bachrach], a sujeira e a extrema falta de grana, é praticamente tudo real. Eu ‘sou’ o Carmy, faço todas as funções que ele faz!”, conta o pizzaiolo Daniel Mocellin, proprietário da rede Pizzaria da Mathilda, de Curitiba.
A sensação de identificação com “O Urso” entre os profissionais da gastronomia não é à toa. O criador, roteirista e diretor da série, Christopher Storer, tem uma irmã chef que trabalhou por anos em renomados restaurantes nos Estados Unidos e na Europa – ela assumiu a consultoria gastronômica da produção. Além disso, o canadense Matty Matheson, produtor executivo e ator que interpreta o faz-tudo Fak, é chef e restaurateur. Para completar, os atores não precisaram de dublês, pois todos treinaram em cozinhas profissionais.
“Eu simplesmente amo demais restaurantes! A parte boa e a parte ruim. É dureza... Nós somos todos quebrados por dentro e todo santo dia temos de estar presentes, cozinhar e fazer as pessoas se sentirem bem por sentar à mesa e comer algo. E isso é realmente lindo! Nós aqui conseguimos fazer juntos uma série sobre isso e conseguimos fazer com que as pessoas se sintam bem. E parece que ansiosas e engatilhadas também!”, declarou Matty Matheson, durante seu discurso no Emmy 2023, no último dia 16 de janeiro, após adiamento devido à greve dos roteiristas em setembro do ano passado.
Mais que pegar pelo estômago, “O Urso” captura quem assiste pelo coração (ou pelo trauma), ao mostrar como a paixão por uma profissão tão árdua, e muitas vezes mal remunerada, pode beirar os limites aceitáveis do sacrifício e do sofrimento. “É bom para que as pessoas vejam que não tem nada de glamour. Acho que é uma série feita para pessoas como eu”, conclui Mocellin, antes de voltar para a frente do forno quente da sua cozinha apertada.
Série estrelada
Confira os principais prêmios recebidos pela série “O Urso”:
Globo de Ouro 2024
Melhor série de TV de comédia/musical
Melhor atriz em série de TV, musical/comédia (Ayo Edebiri)
Melhor ator em série de TV, musical/comédia (Jeremy Allen White)
Emmy 2023
Melhor Série de Comédia
Melhor Ator Principal em Série de Comédia (Jeremy Allen White)
Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia (Ebon Moss-Bachrach)
Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia (Ayo Edebiri)
Melhor Diretor em Série de Comédia (Christopher Storer)
Melhor Roteiro em Série de Comédia