Bom Gourmet
Pelo segundo ano, Cooperativa Witmarsum busca medalha de ouro no Mundial do Queijo
3º Mundial de Queijos do Brasil acontece até 14 de abril em São Paulo. Bigstock
A Cooperativa Witmarsum está concorrendo ao 3º Mundial do Queijo do Brasil com dez queijos diferentes. A fabricante paranaense busca, pelo segundo ano consecutivo, a medalha super ouro, a mais alta premiação do evento. Durante a segunda edição do mundial, em 2022, a Cooperativa Witmarsum foi premiada com super ouro por seu queijo Appenzeller, além de receber uma medalha de prata pelo queijo tipo Raclette.
Neste ano, a cooperativa, situada em Palmeira leva à premiação os queijos Minas Frescal, tipo Brie, tipo Camembert, tipo Asiago, tipo Appenzeller, tipo Emmental, tipo Raclette e tipo Gouda, além de duas receitas autorais que possuem selo de indicação geográfica (IG), Witmarsum Colonial Natural e Witmarsum Colonial com Pimenta Verde.
Na edição anterior do Mundial do Queijo, apenas 21 produtos receberam a premiação super ouro. Destes, os 15 melhores entraram para um ranking. O pódio foi dividido pelo Gruyère Reserve (1º), da suíça Rossens, pelo Queijo Azul de Cabra (2º), da brasileira Heloisa Collins, e pelo Stockinghall (3º), da americana Murray's Cheese. O Witmarsum Appenzeller não entrou para o ranking.
3º Mundial de Queijos do Brasil
O 3º Mundial de Queijos do Brasil acontece entre os dias 11 e 14 de abril, no Teatro B32, na cidade de São Paulo. O evento, voltado tanto para produtores quanto para o público geral, conta com palestras, feira de queijos e, claro, as premiações para Melhor Queijeiro do Brasil (produtor), Melhor Queijista do Brasil (especialista) e Melhor Fondue do Brasil, além do internacional Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, que recebe mais de dois mil produtos neste ano.
Em frente ao teatro, a feira de queijos, alimentos e bebidas artesanais conta com mais de 100 expositores, que trazem produtos direto das fazendas. O acesso à feira é gratuito, e a expectativa de público ao longo dos quatro dias de evento é de mais de 50 mil pessoas.
Nos dias 12 e 13 de abril, o Programa Via Láctea traz mais de 20 conferências sobre o mundo dos queijos, com especialistas da área. Há também uma programação para a degustação de queijos e oficinas para a produção de laticínios. Os ingressos para as palestras e degustações estão disponíveis no site do evento.