Bom Gourmet
Conheça o crunch cake, bolo crocante que viralizou nas redes

Crunch cake da Roberta Schwanke Gastronomie Petisserie. Crédito: Divulgação
O morango do amor ficou para trás e agora o queridinho das redes sociais é o crunch cake, um bolo de chocolate com cobertura crocante. Mesmo sendo receitas bem diferentes, o sucesso das duas não vem por acaso - ambas compartilham o mesmo som de "crock" na primeira mordida, o que leva o algoritmo à loucura.
A receita original do crunch cake consiste em um bolo de chocolate úmido, com uma camada de ganache e cobertura com pailleté feuilletine, uma fina massa crocante típica da culinária francesa. Como o ingrediente não é comum no Brasil, muitos optaram por substituí-lo por cereal.
Assim como o morango do amor, a onda de popularidade do bolo fez com que as confeitarias de Curitiba corressem para oferecer o produto. Em poucos dias, vários estabelecimentos foram ao Instagram anunciar a venda do bolo, que esgotou em poucas horas.
A chef patissier Roberta Schwanke, da Roberta Schwanke Gastronomie Petisserie, conta que a procura foi tanta que precisou limitar as vendas nos primeiros dias. "Fiz uma pré-venda e esgotou super-rápido. Não estávamos vencendo produzir à pronta entrega. Foi preciso diminuir a produção dos outros produtos para suprir essa nova demanda", explica.
A chef oferece duas versões do bolo, uma individual e uma grande, que serve quatro porções. Até o momento da entrevista, mais de 100 unidades já haviam deixado a loja.
No Café Per Tutti, o crunch cake um virou festival com três opções diferentes: caramelo com flocos de milho, brigadeiro preto com pailleté feuilletine e brigadeiro de leite ninho com Nutella e kadaif.
Para Simone Carboni, sócia-proprietária da casa, o hype deve esfriar nas próximas semanas, mas a receita irá continuar nos cardápios por algum tempo. "As pessoas estão cada vez mais interessadas em sobremesas com textura e visual atrativo, e o crunch cake entrega exatamente isso. Talvez a moda passe, mas o conceito de bolo crocante vai continuar. Já temos até encomendas para o Natal, então acredito que ele será adaptado e vai continuar na mesa do brasileiro", diz.
Cereal ou pailleté feuilletine
O pailleté feuillentine é feito com finas camadas de massa folhada caramelizada e, na maioria das vezes, precisa ser importado direto da França. Para contornar a questão logística, os brasileiros optaram pelo clássico cereal de flocos de milho com açúcar.
Apesar da mudança trazer diferenças no sabor, Carboni explica que o cereal é uma boa alternativa para quem deseja fazer o doce em casa. "A substituição faz todo o sentido e o resultado é bem semelhante. Especialmente quando o cereal é misturado ao chocolate derretido. O sabor fica mais torrado e menos amanteigado, mas a textura crocante continua sendo o destaque", explica.
Tanto no Café Per Tutti quanto na Roberta Schwanke Gastronomie Petisserie é possível encontrar a versão do doce com pailleté feuillentine.
Ficou com vontade de provar o bolo em casa? Simone Carboni compartilhou com o Bom Gourmet sua receita de crunch cake. Veja como fazer!

Crunch Cake do Café Per Tutti
Simone Carboni
Ingredientes:
- Massa do bolo:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 1 xícara (chá) de cacau em pó;
- 1 e ½ xícara (chá) de açúcar;
- 1 colher (sopa) de fermento em pó;
- 4 ovos;
- 1 xícara (chá) de óleo;
- 1 e ½ xícara (chá) de água morna.
- Calda para molhar o bolo:
- 1x de açúcar;
- 2x de água.
- Recheio:
- 1 lata de leite condensado;
- 2 colheres (sopa) de manteiga;
- 4 colheres (sopa) de cacau em pó;
- 1 caixinha de creme de leite.
- Cobertura crocante:
- 300 g de chocolate ao leite (ou meio amargo, se preferir);
- 1 xícara (chá) de pailleté feuilletine ou cereal crocante (tipo flocos de milho ou arroz).
Modo de Preparo:
- Massa: Misture os secos, adicione os líquidos e bata até ficar homogêneo. Acrescente a água morna por último. Asse em forma untada a 180°C por cerca de 35 minutos, ou até que o teste do palito saia limpo.
- Calda: Ferva a mistura de água e açúcar. Espere a calda esfriar e molhe o bolo já frio o quanto desejar. Epsere absorver bem. *Dica: quanto mais molhadinho o bolo, mais ele encanta.
- Recheio: Prepare o brigadeiro tradicional, cozinhando até o ponto cremoso.
- Adicione o brigadeiro cremoso por cima do bolo e leve na geladeira para firmar.
- Cobertura crocante: Derreta o chocolate, misture o feuilletine ou cereal e espalhe sobre o bolo recheado.
- O bolo pode ser consumido imediatamente após colocar a cobertura ou, se preferir, deixar na geladeira por alguns minutos para firmar.



