Bom Gourmet
Croissant e Medialuna: parecidos mas diferentes
Eles têm o mesmo formato, massas parecidas e gostos diferentes. O Croissant é francês e a Medialuna é latino-americana. Os dois tipos de massa folhada são muito tradicionais nos países de origem e ganham o paladar de visitantes e turistas.
No Brasil, o Croissant é o mais conhecido e chegou ao país entre os séculos XIX e XX, junto com os primeiros imigrantes franceses. Uma receita austríaca que, segundo a tradição, foi levada para a França pela arquiduquesa da Áustria, Maria Antonieta, por volta de 1770.
Já a Medialuna, muito tradicional na Argentina, tem a mesma origem da receita francesa, porém, ao chegar na América Latina, foi adaptada para os ingredientes e preferências locais.
Existem muitas especulações a respeito da história das duas receitas, mas basicamente, são variações de um mesmo produto em países diferentes. O que ambos têm em comum é que são tradicionais e muito consumidos nos dois países.
Croissant

"O Croissant é uma massa amanteigada, crocante, aerada, de sabor neutro. Pode receber como complemento o salgado ou doce"Loïc Briand, sócio-proprietário da Louis Philippe Pâtisserie et Cuisine
A receita tem como ingredientes principais farinha de trigo, açúcar, manteiga, fermento e água. É no amassar o grande segredo do Croissant, onde são determinadas a consistência e textura do produto final.
Mas o processo até o Croissant ainda passa pela laminação, onde a massa recebe folhas de manteiga. Depois da fermentação, descanso e forno, o resultado é um pão alveolado (com aqueles espaços na massa), amanteigado e crocante.
Medialuna

"Os espaços de ar na massa da Medialuna é menor do que os do Croissant. Por isso, mesmo sendo folhada, é uma massa fofa, que lembra o miolo do pão de leite."Abel Blumenkrantz, proprietario da Medialuna Sabores Argentinos
Quando comparada com o Croissant, Abel Blumenkrantz, proprietário da Medialuna Sabores Argentinos, afirma que os processos são os mesmos, o que difere são as proporções dos ingredientes. "Tradicionalmente a Medialuna é servida com uma calda doce", explica Abel Blumenkrantz, proprietário da Medialuna Sabores Argentinos.
De acordo com ele, a Medialuna é para os Argentinos um produto do dia a dia, assim como é o pão de queijo no Brasil. "Acompanha o café com leito da manhã", completa.
Podemos concluir que o Croissant é crocante e amanteigado, tem sabor neutro, e pode combinar com doce ou salgado. Já a Medialuna é fofa, adocicada, e vai bem com caldas doces. Na dúvida, a dica é experimentar os dois e decidir qual é o seu preferido.