Bom Gourmet
Vinhos de Bituruna: conheça as características exclusivas deste produto regional
Uma pequena cidade no Centro - Sul do estado, onde o vinho é a principal fonte de renda. Bituruna, que fica perto de Guarapuava, tem em suas raízes mais de 8 décadas de tradição na viticultura. Ali são cultivadas Uvas Casca Dura, que produzem vinhos de Bituruna, exclusivos, resultado da combinação de solo, altitude e clima local.
A tradição no cultivo e os vinhos da região foram reconhecidos no ano passado com o selo de Indicação Geográfica (IG), na modalidade de Indicação de Procedência (IP), que atesta a qualidade de um produto ou serviço graças à sua origem. Um divisor de águas para os produtores.
“Com a Indicação Geográfica entramos no mapa da viticultura mundial. De forma oficial, estamos inseridos como produtores de uva e vinhos, de forma diferenciada. O reconhecimento é o atestado de que produzimos com processos, técnicas, boas práticas, tradição e amor. Que os vinhos feitos aqui carregam procedência”.Michele Bertoletti Rosso, presidente da Apruvibi e proprietária da Vinícola Sanber
O selo de Indicação Geográfica atesta a forma única de cultivo e a excelência na produção. Em nenhum outro lugar do mundo, existem vinhos como de Bituruna.
Os vinhos de Bituruna
De acordo com a enóloga e presidente da Associação dos Produtores de Uva e Vinho de Bituruna (Apruvibi), Michele Bertoletti Rosso, Associação dos Produtores de Uva e Vinho de Bituruna (Apruvibi), vários fatores determinam as característivas únicas dos vinhos da região.
O primeiro é a variedade da uva produzida. A Casca Dura é uma planta muito exigente em termos de clima, solo e manejo. A enóloga conta que em várias regiões do país ela não se adaptou e em Bituruna ela não só se desenvolveu como produz uma qualidade incomparável. "Nosso terroir é diferenciado", completa.
Outros fatores são a altitude local e a grande amplitude térmica. "Noites frias, dias quentes e ensolarados no verão propiciam uma alta maturação fenólica e alto teor de açúcares", explica Michele.
Para explicar os diferenciais dos Vinhos de Bituruna, Michele salienta que, de modo geral, são bebidas com alto potencial aromático, devido ao solo e altitude, a acidez equilibrada e corpo aveludado.
" Falando no nosso Casca Dura, trata-se de uma vinho branco aromático, com aromas de frutas tropicais de alta intensidade, cor amarelo palha com fortes reflexos dourados. Em boca apresenta baixa acidez e tipicidade marcante".Michele Bertoletti Rosso, presidente da Apruvibi e proprietária da Vinícola Sanber
Motivos para provar
Para quem gosta de produtos regionais e suas nuances peculiares, Michele garante que os vinhos de Bituruna surpreendem. "Aqui temos rótulos premiados e outros produtos que comprovam a força e a potência da vitivinicultura paranaense", afirma.
Para ela, a história por trás da produção, a cultura e a tradição que a produção de vinhos na cidade são experiências que valem a pena serem vividas in loco. "A experiência enogastronômica da cidade agrada aos paladares mais exigentes e encata os visitantes", completa.
Onde encontrar
Mas para quem não pode ir até Bituruna, as quatro vinícolas que fazem vinhos com o selo de Indicação Geográfica são: Sanber, Bertoletti, Dell Mont e Di Sandi. Por terem produção limitada, os vinhos não são muito fáceis de achar, eles são vendidos diretamente para consumidores finais e para casas especializadas.
Michele, que também é proprietária da Vinícola Sanber, indica que o consumidor interessado entre em contato pelos sites e redes sociais das vinícolas de Bituruna para receber em casa os rótulos da preferência.
A colheita 2023
De acordo com Michele, apesar de uma leve diminuição na colheita desta ano, por conta de uma geada tardia no início de novembro, as frutas estão muito boas. "As uvas demoraram mais para ficar prontas e como as noites por aqui continuam frias, as uvas estão acumulando açúcares dia após dia. Teremos grandes vinhos este ano", comemora.
Saiba mais sobre os vinhos de Bituruna: @vinhosdebituruna