Bom Gourmet
Confira novidades e destaques da gastronomia curitibana
No mês de outubro, os curitibanos puderam conferir as novidades e destaques da gastronomia da capital paranaense. Novos estabelecimentos, menus repaginados e chefs expandindo seus negócios são só algumas das notícias que movimentaram a gastronomia de Curitiba neste mês!
Bar Otelo, o novo boteco das antigas

Um pé-sujo cheiroso, onde o fígado faz mal pra bebida, o ovo de codorna é comida, a opinião é uma instituição e choro, só na caixa de som. É dessa forma que se autodenomina o Bar Otelo, autêntico botequim retrô, estilo carioca, aberto no início de setembro, em pleno Centro de Curitiba. Valorizando todas as características de um boteco das antigas, o Otelo se orgulha de ser o mais básico possível, servindo tira-gostos, aperitivos, PFs, chope Brahma, tragos distintos e, claro, muita resenha!
Para beber, além do chope Brahma gelado e bem tirado, o Otelo serve cervejas em garrafa, batidinhas de cachaça e caipirinha de limão – um recado no menu dá a letra: “usamos limão, outra fruta só se tiver....” A oferta de petiscos é grande, são 21 ao todo, entre eles, os clássicos Bolinho de bacalhau, Carne de onça, Casquinha de siri, Torresmo na cachaça e Frango à passarinho. E como bom bar que se preze, o Otelo oferece feijoada aos sábados, servida na mesa, em cumbuca, acompanhada de arroz, couve, farofa, banana à milanesa, vinagrete e laranja.
Outro fator que remete o Otelo aos tradicionais bares de outrora é a formação do quadro de garçons. Todos já têm uma boa rodagem e, pode-se dizer, são os “dinossauros” da profissão: o menos experiente tem 40 anos de estrada.
Instagram: @bar.otelo
Nova temporada do “Abrindo a K.sa”

A edição 2023 do “Abrindo a K.sa”, projeto da chef Claudia Krauspenhar que traz a Curitiba chefs de primeira linha de outras cidades brasileiras para cozinhar em parceria com ela, vem repetindo o sucesso do ano passado entre os apreciadores da boa comida.
A nova temporada, iniciada em setembro, promoveu dois jantares estrelados no K.sa, em que Claudia reuniu os chefs nacionais Rafa Gomes, Gerônimo Athuel, Felipe Schaedler, Lisiane Arouca e Fabrício Lemos, além de seus amigos locais Igor Marquesini e Ivan Lopes, para menus em sete tempos, criados a oito mãos.
Duas vezes Chef 5 Estrelas do Prêmio Gourmet, Claudia Krauspenhar acumula na parede de seu restaurante, o K.sa, outros prêmios importantes, como Melhor Restaurante da Região Sul, pela revista Prazeres da Mesa, e a 50ª posição no ranking dos 100 Melhores Restaurantes do Brasil, da revista Exame.
As próximas edições do “Abrindo a K.sa” estão previstas para os dias 14 de novembro e 6 de dezembro – as datas e os chefs convidados estão em fase final de confirmação. São disponibilizados 60 lugares e, devido à grande procura a cada evento, recomenda-se fazer reserva com antecedência.
Instagram: @k.sarestaurante
Pop-up de Manu Buffara em Paris

Durante seis meses, uma amostra do que há de melhor na gastronomia brasileira está disponível em um ponto turístico de luxo no coração da capital francesa. Manu Buffara, melhor chef da América Latina em 2022, está assinando o cardápio do restaurante Bleu Coupole, localizado na tradicional loja de departamentos Printemps Haussmann, em Paris, na França.
Açaí, rapadura e priprioca estão no menu criado pela chef curitibana em parceria com Clément Blondeau, chef executivo da loja, que a cada seis meses convida uma personalidade do mundo da gastronomia para assinar o cardápio do restaurante. O pop-up parisiense de Manu Buffara teve início no dia 5 de outubro e segue até 30 de abril de 2024.
Inaugurado em 2022, o Bleu Coupole é o restaurante e salão de chá da loja Printemps Haussmann. Localizado no sexto andar do prédio dedicado à moda feminina, o espaço é coberto por uma cúpula azul de vitrais em estilo art déco, tombada como monumento histórico juntamente com a fachada do edifício, construído em 1865.
Novo menu do Vino! Batel

O Vino! Batel estreou novos pratos em seu menu, para compartilhar e individuais, que mantêm a marcante influência italiana da casa. Entre as novidades para dividir, estão o Atum com Burrata (tartar de atum fresco, temperado com azeite e flor de sal, acompanhado de burrata fresca cremosa, gomos de laranja, molho pesto e pão da casa) e o Arancini de Costela (bolinhos de risoto recheados com costela bovina, queijo parmesão e açafrão, servidos com molho pomodoro).
A linha de gnocchis também cresceu, com o estreante Gnocchi al Forno com Brie (massa artesanal feita na casa, gratinada com fonduta de queijo com brie assado). Já o Sanduba de Polvo (tentáculos grelhados, avocado e vinagrete no pão artesanal), que vinha sendo servido com sugestão da casa, entrou de vez para o cardápio junto com a nova leva de pratos.
Para harmonizar, a carta do Vino! Batel oferece mais de 300 rótulos da bebida, entre tintos, brancos, rosés e espumantes. Diariamente, são apresentadas mais de 15 opções de vinhos em taças, de todos os estilos.
Instagram: @vinobatel
Feu – Fogo e Alma: rústico e descolado na Itupava

C’est pas compliqué. Os dizeres em francês na parede do Feu – Fogo e Alma deixam claro que a simplicidade é o que baseia o conceito da casa inaugurada em julho, na rua Itupava. O ambiente descolado e confortável, somado à boa música, convida os frequentadores a desfrutarem do espaço pelo tempo que desejarem, sem pressa, fazendo os pedidos por um tablet exclusivo de cada mesa.
Comandada por Adriano Quaranta, chef com experiência internacional, formado pela Le Cordon Bleu de Paris, a cozinha do Feu é descrita como rústica e autoral. Tudo é feito no fogo e o menu se divide nas classificações “Na Lenha”, “Na Parrilla” e “Steaks”, além de entradas e pizzas.
Destaque para a Burrata ao Pizzaiolo, que é servida quente, com o molho de tomates da casa, acompanhada de fatias de pão de fermentação natural e o Espeto de Camarões Tennessee Style, com oito camarões temperados em especiarias, enrolados em finas tiras de bacon e finalizados com uma manteiga de Bourbon e mel. Do mar, há ainda o Polvo Grelhado à Provençal, acompanhado de molho romesco e pó de basílico.
A carta de drinks traz opções clássicas e autorais e, ao decorrer da semana, a programação inclui atrações musicais distintas, acompanhadas de promoções de bebidas. Aos sábados e domingos, a casa oferece almoço e a cozinha funciona até mais tarde.
Instagram: @feufogoealma
Urban jungle extravagante no Mango Curitiba

Com uma proposta de imersão na natureza em meio à cidade, o restaurante e bar de drinks Mango Curitiba, inaugurado em setembro, vem chamando a atenção pela extravagância do ambiente, que remete a uma floresta, e do cardápio, com apresentações diferentonas em pratos e drinks.
A entrada Trio de Camarão Rosa (camarões envoltos em massa filo e fritos, com molho agridoce, aioli defumado e brotos) é servida em mãos articuladas, enquanto a Burrata vem envolta em uma folha de ouro. Entre os petiscos, destaca-se ainda a exótica porção de Nuggets de pato.
No menu de pratos principais, há opções como Pato com Tucupi (peito de pato grelhado e fatiado, preparado com purê de batata doce roxa, tucupi e crocante de couve, finalizado com azeite de jambu) e Codorna Recheada (com farofa de cogumelos e laqueada ao molho demi-glace, acompanha legumes grelhados e mousseline de batata).
Já a carta de coquetéis apresenta drinks clássicos e criações autorais super instagramáveis: Bacon (Campari, licor de café e whisky infusionado com bacon) é servido com fumaça líquida; Flor do Sol (Aperol, vodka, Licor 43 e suco de limão) é finalizado com fogo; e a apresentação do Kilauea (vodka, purê de morango, purê de abacaxi, xarope artesanal de hibisco, suco de limão e flores comestíveis) imita um vulcão em erupção.
Instagram: @mango.curitiba