Thumbnail

Dourado por fora e suculento por dentro: confira dicas para deixar seu churrasco de frango perfeito.

Bom Gourmet

Frango na grelha: confira dicas para o churrasco perfeito

Juliana Girardi, especial para o Bom Gourmet
28/07/2023 21:25
Douradinho e com aquela casquinha crocante por fora; macio e suculento por dentro. Todo mundo tem ideia de como deve ser um churrasco de frango perfeito, mas poucos são os que conseguem deixar a carne da ave no ponto ideal. Se você é fã de churrasco e quer elevar o sabor do seu frango assado na grelha à máxima potência, confira a seguir as dicas do churrasqueiro profissional, professor de Boucherie na escola Chef Gourmet Batel e colunista do Bom Gourmet Alê Mocellim.

Cortes

Para a entrada, Mocellim indica as coxinhas da asa (ou tulipas) e os coraçãozinhos. Para o prato principal, as coxas e sobrecoxas desossadas ou no espeto, pois são os cortes mais suculentos. “Até daria para fazer o peito de frango na grelha, porém ele acaba se tornando uma carne mais seca”, explica Alê, citando a pouca gordura do corte. O churrasqueiro também recomenda fazer o frango inteiro, estilo atropelado, espalmando a peça ao meio e assando inteira na grelha.

Tempero

Quanto mais marinado melhor! Para todos os cortes de frango, recomenda-se marinar de um dia para o outro. No caso do frango inteiro, o ideal é triturar a marinada no liquidificador e injetá-la na carne, “para que fique mais suculenta e perca menos calor na churrasqueira”, explica Mocellim. Caso não haja tempo de marinar, as tulipinhas também ficam saborosas quando temperadas um pouco antes de serem assadas, com um molho que leva mostarda, alho, azeite, sal e pimenta do reino. Quanto aos temperos da marinada, Alê destaca o lemon pepper, que combina muito bem com a carne, além de limão e ervas frescas, que ajudam a realçar o sabor do churrasco de frango. Para temperar os coraçõezinhos, o churrasqueiro recomenda duas misturas: molho de soja com molho inglês e limão; ou sal, alho, cebola, limão, curry e lemon pepper.

Temperatura

Uma dica valiosa é pré-aquecer a grelha por cerca de 15 minutos antes de começar o churrasco, para garantir que o frango não grude e obtenha aquelas irresistíveis marcas de grelha. Por ser uma proteína sensível, Mocellim indica que seja usada a grelha alta ou o espeto para assá-la. Para saber se a temperatura da churrasqueira está boa, a técnica mais comum é o "teste do calor da mão": posicione sua mão, aberta e a uma distância de 30 a 40 centímetros da brasa, no local onde o frango será grelhado. Se conseguir suportar essa posição por cerca de 8 a 10 segundos, a temperatura estará ideal para grelhar os cortes de frango. Já para assar os coraçõezinhos, a temperatura pode ser menor: de 5 a 6 segundos no teste de calor da mão.

Ponto da carne

Ao grelhar o frango, observe a cor da carne. O frango assado deve ter uma coloração branca uniforme e não apresentar partes rosas (cruas). “Quando a peça ou a pele estiverem totalmente douradas, é o momento certo de virar o frango”, explica Alê. O tempo na grelha é diferente para cada corte, mas é sempre o dourado por fora que vai indicar se o frango está totalmente assado.  Quanto ao coraçãozinho, o principal segredo é servir sempre em ponto menos. “Como é uma musculatura, quanto mais você assa, mais borrachudo ele fica. Por ser uma peça pequena, ele acaba atingindo a temperatura por completo. Então, praticamente, é só selar, deixar fazer uma crostinha em volta e assar por dentro.

Casquinha crocante

O segredo para deixar o frango com aquela casquinha crocante por fora é um só: paciência! “A casquinha crocante nada mais é do que a desidratação da pele e, para que isso aconteça, o frango precisa ser assado em temperatura e tempo constantes”, explica Mocellim. Ou seja, o frango deve ser assado em fogo médio indireto, longe da brasa e lentamente. “É um pouco mais demorado, mas garante a crocância”, afirma.

Acompanhamentos

Para acompanhar o churrasco de frango, Mocellim recomenda fazer uma farofa úmida com os próprios miúdos da ave, no caso do frango inteiro. Outra dica é aproveitar que o frango tem uma carne mais leve e combiná-la com carboidratos, como risoto, arroz biro biro, mandioquinha cremosa, purê de abóbora cabotiá e batatas ao murro.
Importante! Antes de servir, deixe o frango descansar por alguns minutos, para permitir que os sucos se redistribuam pela carne, resultando em uma experiência de sabor incomparável. Com essas dicas, você está pronto para surpreender seus convidados com um churrasco de frango na grelha digno de um verdadeiro mestre do churrasco!

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail