Bom Gourmet
Competidor do Masterchef faz ricota em meia hora e se livra de eliminação
A cozinha é o berço do improviso e no Masterchef, a confirmação da máxima veio no episódio exibido no dia 5 de junho. Em um mesmo episódio, Victor Hugo foi do inferno ao céu, vencendo com a prova em equipe, mas tendo que participar da eliminatória por seu mau desempenho junto ao grupo.
Na prova de eliminação, Victor Hugo, Ana Luiza (que voltou junto com Hugo na repescagem), Thiago, Eliane, Rui e Maria Antônia precisaram “se virar” e fazer massas frescas recheadas. Victor Hugo ficou com o nhoque de ricota e, ao chegar a bancada, percebeu que não havia pegado seu ingrediente principal. “Posso ir embora agora para não passar mais vergonha?”, perguntou aos jurados. O mezanino e os jurados o encorajaram a pensar em alguma solução. “É sua chance de nos impressionar”, disse Jacquin.

O competidor começou o preparo de um molho à base de leite, quando, provocado pela apresentadora Ana Paula Padrão, teve o clique: ferver o leite para talhar com vinagre e gotas de limão. Ele deixou a massa descansar sobre um tecido fino para que o soro pingasse e usou esse queijo fresco para a base do nhoque com agrião e espinafre. Todo o processo levou cerca de meia hora.
Para modelar os nhoques, o cozinheiro usou um bico de confeiteiro e fez um “varal” amarrando um barbante sobre a panela com água fervente. A massa era cortada pelo barbante e o nhoque caía na água.

A criatividade rendeu um dos pratos mais elogiados pelos chefs e Victor Hugo escapou da eliminação. O destaque individual, no entanto, foi para Rui, que preparou orecchietti com ragu de calabresa defumada.
Ana Luiza foi a eliminada da noite com um prato de ravióli de camarão com falhas graves, segundo os jurados: a massa abria, o recheio estava seco (pois ela cozinhou os camarões antes de rechear a massa) e o tamanho dos raviólis estava irregular, com pontos da massa mal cozidos.
>> Leia também: Aprenda a fazer um ravióli de camarão
Primeira prova: hambúrguer e motocross
O episódio começou mal: “Tudo bem que é uma temporada de amador, mas eles estão muito amadores”, criticou a jurada Paola Carosella enquanto os times azul e vermelho deveriam preparar 125 hambúrgueres cada para atletas e entusiastas de motocross.
Ana Luiza e Hugo, que voltaram para o programa pela repescagem, lideraram as equipes azul e vermelho, respectivamente, e puderam escolher o blend de carnes e composição do sanduíche. O pão era o tradicional, macio, e estava pronto.

A equipe vermelha ganhou com 104 votos pelo seu hambúrguer de acém e costela bovinas com carne suína temperado com erva-doce e cominho. O sanduíche levava ainda maionese cítrica, queijo gruyère, rúcula e abacaxi.
> Leia também: 16 receitas fáceis de hambúrguer (com e sem carne!)
O time azul, comandado por Ana Luiza, teve 21 votos a favor e teve o hambúrguer rejeitado pelos jurados na hora da degustação. “Impossível comer isso”, declarou Jacquin. A carne estava mal moída, com muita gordura e o tamanho dos hambúrgueres era irregular.
Victor Hugo compôs a equipe vermelha, mas foi o destaque negativo individual eleito pelos jurados por não ter conseguido entregar as batatas chips e foi para a prova de eliminação. Porém seu desempenho provou que ele tem grandes chances de chegar aos três melhores cozinheiros da temporada.
***
LEIA TAMBÉM