Bom Gourmet
Como fazer bistecca alla fiorentina na churrasqueira
Bistecca alla fiorentina é, como o próprio nome diz, um corte típico de Florença, na Itália. Parece com o filé duplo, corte difundido em algumas regiões do Paraná, e com o norte-americano T-bone.
De acordo com o mestre churrasqueiro Gerson Almeida, do Clube da Carne, em Curitiba, a bisteca fiorentina difere do T-bone por ser o primeiro corte do grupo muscular do boi e a parte posterior do contrafilé e tem três sabores na mesma peça: a cabeça do filé mignon, o contrafilé e uma parte de alcatra.
A carne é muito macia e o corte é tão valorizado porque de cada animal é possível retirar apenas duas peças. A altura vai de dois a três dedos. Por ser um corte tão alto, a carne tem que ser assada em fogo muito forte para não ficar ressecada.
A dica é selar por cinco minutos dos dois lados e depois assar de 12 a 15 minutos deixando a peça em pé, apoiada no osso. A carne deve ser servida mal passada, de acordo com a tradição italiana. Após desossada, as fatias devem ser temperadas com flor de sal e um bom azeite de oliva.
Como fazer bistecca alla fiorentina na churrasqueira
LEIA TAMBÉM