Bom Gourmet
Começou a temporada! Veja dicas para escolher pinhão maduro e de boa qualidade
A temporada de pinhão de 2024 começou nesta segunda-feira (1), conforme a portaria do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A partir da data, a coleta, transporte e venda da semente está liberada em todo o estado. Nos dois primeiros meses da temporada, é comum encontrar pinhões que ainda não estejam maduros nas prateleiras, por isso o Bom Gourmet separou algumas dicas sobre como escolher pinhão maduro.
O principal aspecto é a cor da casca: o pinhão deve estar marrom nas pontas e amarelado no restante. Ao apertar, ele deve ser firme e não ceder à pressão dos dedos. Quando verde, a semente é bastante leve e tem uma consistência parecida com a da borracha.
Entre abril e meados de maio, é comum encontrar pinhões verdes à venda, por conta da diferença no tempo de amadurecimento das 15 variedades de araucárias presentes no Paraná. Para aumentar o volume da colheita, extrativistas tiram pinhas direto das árvores, ao invés de colher apenas as que caem ao chão. Para amadurecer por completo, essas sementes deveriam ficar no galho por mais 30 ou 40 dias.
Além de não ter sabor, o pinhão verde tem um teor de água de quase 80%, comparado aos 30% a 40% do pinhão maduro. A alta umidade facilita a proliferação de bactérias na semente, o que pode resultar em danos à saúde.
A oferta de pinhão maduro é maior nos meses de maio e junho, quando a casca fica mais amarronzada do que amarelada.