Bom Gourmet
Vai comer bacalhau nesta Páscoa? Confira como dessalgar da maneira correta
A Sexta-feira Santa está chegando (29) e se você pretende comer lombo de bacalhau na data, o processo de dessalgar começa hoje (27). Se a ideia é comer bacalhau desfiado, o processo começa um pouco depois, mas ainda é importante se preparar.
O Conselho Norueguês de Pesca, órgão do país líder na exportação de bacalhau Gadus morhua, recomenda utilização de água gelada durante o processo e, na hora de trocar a água, é preciso também trocar o recipiente onde a peça repousa.
Por aqui, o pescado norueguês só chega salgado e seco. A versão congelada e dessalgada vem de Portugal, que compra o pescado do país nórdico e realiza a dessalga em fábricas.
Apesar de mais prática, a versão portuguesa divide opiniões. É mais cara, uma vez que o pescado ganha 30% de peso após a dessalga, e há quem diga que a versão congelada é menos saborosa.
Se você é da turma dos tradicionalistas e prefere dessalgar o bacalhau em casa, fique tranquilo. O Bom Gourmet preparou uma lista com os tamanhos e tempos indicados para realizar o processo. Confira:
- Desfiado: Seis horas na água gelada. Trocar a água a cada 3 horas.
- Postas normais: 24 horas. Trocar a água de 6 em 6 horas.
- Postas médias: 40 horas. Trocar a água de 8 em 8 horas.
- Postas grosas : 48 horas. Trocar a água de 8 em 8 horas.
- Lombos : 72 horas. Trocar a água de 8 em 8 horas.