Thumbnail

Embalagem biodegradável desenvolvida a partir da palha o milho.

Bom Gourmet

Com a intenção de reduzir uso de plástico no delivery, iFood investe em embalagens compostáveis

Bom Gourmet
27/04/2023 02:48
Maior empresa brasileira do segmento de delivery, o iFood assumiu o compromisso público de reduzir em 50% o peso da quantidade do plástico usado para as entregas até 2025. Uma das ações da empresa nesse sentido foi o investimento no desenvolvimento de embalagens biodegradáveis. Neste ano, a empresa prevê investir US$ 100 mil para o desenvolvimento e fornecimento aos parceiros de bandejas para transporte de alimentos feitas com materiais compostáveis.
Essas embalagens biodegradáveis foram desenvolvidas pela startup growPack e têm a palha do milho e outras biomassas como matérias primas. No ano passado, cerca de 30 mil embalagens desse tipo foram produzidas para a fase de testes. Destas, 18 mil já foram entregues, gratuitamente, para alguns restaurantes parceiros de diferentes tipos de culinária na região de Campinas (SP).
“As empresas se uniram com inteligência de mercado e expertise para construir uma embalagem melhor e mais resistente, que cause menos impacto ao meio ambiente, tanto durante sua produção, quanto no descarte. Além disso, queremos que o produto passe a fazer parte do dia a dia dos restaurantes parceiros como uma alternativa viável para a proteção e conservação dos alimentos do delivery, com consciência socioambiental”, afirma Alexandre Lima, gerente de sustentabilidade do iFood.
Localizada em Vinhedo, no interior de São Paulo, a startup growPack utiliza uma tecnologia 100% mecânica e adaptável a outros tipos de biomassa. No processo, também não há cozimento químico nas matérias-primas, o que reduz a pegada ecológica e os custos de produção.
“A growPack tem uma tecnologia pioneira no mundo. Inovamos a partir de uma tecnologia que já é tendência em outros países e criamos um processo próprio para dar origem a um biomaterial ainda mais funcional e sustentável que a fibra moldada tradicional”, explica Exequiel Bunge Berg, CEO da growPack.
Segundo o fornecedor, essas bandejas são adequadas para microondas, forno, freezer e seguras para uso com qualquer alimento embalado. Além disso, elas resistem por até 36 horas em contato com líquidos. Por fim, o material teve boa aceitação do público, com 77% dos consumidores afirmando que preferem a embalagem sustentável ao plástico e alumínio.
“O cliente reconhece a importância da sustentabilidade e enxerga como valor na hora de consumir um produto”, afirma a empresária Julia Dobes, proprietária da franquia do restaurante Flow Fresh em Campinas. A casa foi uma das parceiras que usou e avaliou as novas embalagens na fase de testes.
Nessa etapa, os estabelecimentos receberam as embalagens gratuitamente e ajudaram na coleta de feedbacks sobre o uso do material. Para isso, tanto restaurantes como consumidores, responderam questões sobre experiência de montagem, aparência, temperatura e usabilidade. Agora, as embalagens estão disponíveis compra dentro da plataforma do iFood para os restaurantes parceiros.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail