Thumbnail

sabores-do-mundo

Restaurantes imperdíveis na capital inglesa

Jussara Voss
Jussara Voss
09/07/2015 01:00

Hedone

Estava atordoada com o que via nos quatro andares da Dover Street Market – loja-conceito da marca japonesa Comme des Garçons, que é puro design e outra paixão minha –, quando me dei conta que era hora do almoço. Perguntei ao caixa se ele conhecia a minha escolha e se ficava longe dali. “Miles and miles from here”. Não acreditei, ele deveria estar enganado. Não estava. Só via o táxi se afastar de Londres a caminho do subúrbio, direção oeste da cidade. Com tanto lugar para ir, como vou escolher um tão longe assim, pensei arrependida.
Foto: Jussara Voss/Divulgação
Foto: Jussara Voss/Divulgação
Depois de pouco mais de meia hora, quase 30 libras marcando no taxímetro, eu chegava ao Hedone, do chef sueco Mikael Jonsson , um ex-advogado e blogueiro de gastronomia, obcecado pela excelência dos ingredientes que usa. Como estava sozinha, fui logo me instalando no balcão em frente à cozinha do pequeno restaurante. Serviço excelente. Rigor absoluto no preparo dos alimentos, silêncio e organização hospitalar de impressionar.
Fui agraciada com produtos excepcionais, tanto peixes como carnes. Vieiras e foie gras inesquecíveis, sem falar nos petits fours e sobremesas. Poucos ingredientes no prato, comida saborosa e descomplicada, no clima de cidade do interior. Experiência prazerosa, como sugere o nome do restaurante. Adoraria voltar.
Quanto
45 a 95 libras.
Onde
301-303 Chiswick High Road, Londres. Telefone +44 20 8747-0377.
Classificação
Uma estrela Michelin; 60ª posição no World’s 50 Best Restaurants.

***

Sketch

Uma grande porta se abriu levando um pouco de luz ao imenso e escuro hall do prédio centenário. Chapelaria de um lado, vitrines com porcelanas no outro, escadaria, uma pequena sala toda enfeitada no caminho, predominando tons de azul, paredes carregadas, e lotado – era hora do tradicional chá inglês.
O restaurante londrino Sketch. Foto: divulgação.
O restaurante londrino Sketch. Foto: divulgação.
Seguindo receosa pelo corredor que se afunilava, fui conduzida pelo host que abria caminho até meus olhos pousarem na imensa e inacreditável sala cor-de-rosa. O lugar existe mesmo. Naquela altura, já havia me transformado em personagem de um filme de Tim Burton e foi só aproveitar. As obras de arte do bem-humorado David Shrigley, só vendo, completaram o clima às gargalhadas.
Pelo cenário, champanhe servido em antigas taças arredondadas e por um ou outro sanduíche, principalmente, o de salmão defumado, e os doces, inclusive os clássicos macarons, o Sketch vale a visita – a ida ao banheiro também é outra surpresa, que não vou estragar. Ideal para um programa romântico, ou uma tarde com amigos. Deixei o restaurante comandado pelo tri-estrelado francês Pierre Gagnaire para outra oportunidade. A casa tem ainda um bar e, na madrugada, pista de dança. Desta vez, uma única aqui, a comida não foi protagonista. Aceite o convite mágico para fugir da realidade. Merecemos.
Onde
9, Conduit Street, Londres W1S 2XG. +44 (0) 20 7659-4500. http://sketch.london.
Quanto
39 libras; com champagne, a partir de 51 até 60 libras.

***