colunistas
Cozinhas tradicionais em São Paulo
A italiana Fiore

Sócio e chef do restaurante Brado, na nova área gastronômica paulistana da região de Pinheiros, Pedro Vita toca hoje também um outro negócio: o restaurante Fiore, dedicado à cozinha italiana que ele aprendeu a apreciar com a família desde pequeno. Enquanto no Brado há algo de cozinha espanhola moderna, no Fiore manda a tradição.
Destaques:
◉ lasanha à bolonhesa (feita segundo a receita clássica registrada na Câmara de Comércio de Bolonha)
◉ ossobuco de vitelo com risoto de açafrão
◉ namorado com cogumelos e crisp de polenta
◉ rigatoni de cordeiro e fava
◉ ossobuco de vitelo com risoto de açafrão
◉ namorado com cogumelos e crisp de polenta
◉ rigatoni de cordeiro e fava
Onde: Rua Santa Justina, 97, Itaim Bibi, São Paulo – (11) 3889-9900.
Atende: De terça a sábado para almoço e jantar; domingo, só almoço.
Atende: De terça a sábado para almoço e jantar; domingo, só almoço.
O espanhol Don Curro

Mais tradicional restaurante espanhol de São Paulo, o Don Curro é famoso por suas lagostas, que são trazidas do Nordeste e criadas vivas num aquário com água salgada à vista dos clientes. Em homenagem ao nobre ingrediente, o restaurante está servindo várias receitas com o crustáceo até o mês de novembro. Além de sua tradicional lagosta à la plancha (feita na chapa), estão também em cartaz a Lagosta Real (com salada e creme de maionese); e as receitas à Hemigway (com lagosta, camarões, pargo, molho béchamel e alcaparras) e à Dona Carmen (ensopada, com creme de tomate, champignons, pimentão vermelho e azeitonas).
Onde: Rua Alves Guimarães, 230, Pinheiros, São Paulo – (11) 3062-4712.
Atende: De terça a sábado para almoço e jantar; domingo, somente almoço.
Atende: De terça a sábado para almoço e jantar; domingo, somente almoço.
O oriental JAM

De olho no cardápio para 2015, o japonês JAM, que tem dois endereços em São Paulo (ambos com arquitetura impactante e música ao vivo), está oferecendo a cada dia diferentes pratos novos, para sentir a reação da clientela. Os que tiverem maior aprovação (numa avaliação online) entrarão no menu definitivo. Entre as 11 novidades oferecidas (pergunte ao garçom qual estará disponível) estão a enguia em massa filo com cream cheese e molho de amora; o black cod (peixe selvagem do Alasca) ao forno marinado com shoyu, missô, aspargos e risoto de molho de ostra; o salmão com castanha-do-pará ao forno com crisp de alho-poró; e sashimi de peixe branco com molho de mel, mostarda e ovas de arenque.
Onde: Jam Itaim: Rua Lopes Neto, 308, Itaim / Jam jardins: Rua Bela Cintra, 1.929 – (11) 3473-3273. www.jam.com.br
***
Josimar Melo é jornalista, crítico gastronômico e diretor do site Basilico.
josimar@basilico.com.br