bar-do-celso
Um Natal diferente
Que tal fazer da ceia de Natal algo diferente? Uma boa opção é levar a cerveja à mesa para harmonizar com a refeição. No entanto, diferente das comemorações de países cervejeiros do hemisfério norte, de onde vem a tradição das cervejas de natalinas, a festa por aqui acontece no verão e pede bebidas mais leves e refrescantes.
Em um bate-papo, o chef e sommelier de cervejas Ronaldo Rossi, proprietário da Cervejoteca, em São Paulo, alertou para outro fato: essa é uma refeição que costuma ser longa. Em alguns casos, se inicia antes da meia-noite para acabar depois. Ele indica que um bom estilo que harmoniza bem com o peru, são as Blond Ales, tipo de tradição belga, normalmente claras e leves, porém frutadas e até condimentadas com leve toque de lúpulo.
Conversando com a sommelière de cervejas Tatiana Spogis, diretora de marketing da importadora Bier & Wein, surgiu outra dica. Para harmonizar com as carnes agridoces, como o tender frutado, assim como com as frutas da ceia, as Fruit Lambics são ideais. Leves, bem carbonatadas, com o sabor das frutas destacado e acidez marcante, porém agradável.
Para o brinde, eu recomendo uma Bière Brut, que são cervejas fabricadas no método de champagne. E nada tão apropriado para a ocasião como a clássica Deus Brut des Flanders.
Nacionais
As cervejas de Natal são bebidas com bastante malte, o que lhes dá um corpo de médio a alto e elevado teor alcoólico. Além de várias opções importadas, três rótulos nacionais de Christmas Ales estão no mercado: Baden Baden Christmas Beer, Bamberg Weihnachts (R$ 16 – 600 ml) e Eisenbahn Weihnachts Ale (R$ 8 – 355 ml). Boas opções também para harmonizar com a ceia e fazer um Natal cervejeiro quase clássico. Talvez só falte o frio.
*Os preços são aproximados, com base nas sugestões das cervejarias, distribuidoras e importadoras para venda quente. Aqui, servem apenas como referência.
**Luis Celso Jr. é jornalista, blogueiro e sommelier de cervejas