bar-do-celso
Session Beer: a nova tendência do verão
Nem só de American Lagers vive o verão cervejeiro. Há vários estilos que podem combinar bem com a estação mais quente do ano. Tendência lá fora e que está chegando aqui no Brasil, as Session Beers são um “copo cheio” para quem quer refrescância sem abrir mão de sabor.
Trata-se de uma categoria de cervejas. Elas podem ser de qualquer estilo, com diversos sabores, mas tendo como principais características baixo teor alcoólico, que normalmente não excede 5%, gosto mais suave e alto drinkability – palavra em inglês sem boa tradução na nossa língua, mas que significa o conjunto de características da cerveja que possibilita que a degustemos em volumes mais altos.
Apesar de estarem se destacando agora com esse nome, o conceito não é novo. Teria nascido na Inglaterra no começo do século passado, durante a Primeira Guerra Mundial, com estilos como Mild Ale e Bitter. Era esse tipo de cerveja que era consumido pelos trabalhadores em períodos de intervalo para não se intoxicarem com o álcool antes de voltar. O termo “session” vem do inglês e significa sessão, período de tempo.
Como a ideia é ampla, várias cervejas podem se encaixar nessa categoria. No entanto, algumas são assumidamente Sessions. Já há rótulos importados no Brasil e estão surgindo os primeiros nacionais. A Tarantino Session IPA, por exemplo, é sazonal e surgiu na metade de 2013 produzida pelo cervejeiro americano Doug Odell na Cervejaria Dortmund, de Serra Negra (SP). Em novembro, a rede Mr. Beer lançou a Santa Muerte Session Pale Ale, em parceria com o estúdio Tattoo You e fabricada pela Dama Bier, de Piracicaba (SP).
Em janeiro devem chegar ao mercado a Verum Session Pale Ale, da curitibana Bodebrown, com 3,8% e feita com centeio, e a X-SessioIPA, da cervejaria carioca 2cabeças. Ambas foram lançadas no Mondial de La Bière, realizado em novembro no Rio de Janeiro. Em março, a Cervejaria Seasons, de Porto Alegre (RS), também deve lançar um rótulo Session durante o Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC).
* Os preços são aproximados, com base nas sugestões das cervejarias, distribuidoras e importadoras para venda quente. Aqui servem apenas como referência