baixa-gastronomia
Os reis em servir do Maneko’s e do Bar Pudim em Curitiba
Quem nos conhece sabe que consideramos o Maneko’s o grande botequim de Curitiba. Seja pelo ambiente, pela comida (os pratos do dia são sempre ótimos, o bife à parmegiana, o campeão na categoria, e o bolinho de carne, Deus do céu…), pela simpatia do estafe, pelo chope bem tirado.

Mas também pelo Passarinho, o apelido pelo qual todo mundo conhece o garçom Nilson Costa da Silva, que já rompeu as marcas de 25 anos de casa e 40 de profissão. Passarinho porque ele, nascido e criado no litoral paranaense, sempre foi fascinado pelo canto das aves – e é assoviando que corre entre as mesas do Maneko’s. “Sei até canto de pássaro que nunca vi”, diz Nilson, entre uma e outra assoviada.

O seleto rol das grandes figuras da Baixa Gastronomia local não pode deixar de mencionar o Miltinho. Craque do atendimento às mesas do Bar do Pudim, não deixa nenhum cliente na mão, mesmo nos momentos mais abarrotados. Com mais de 30 anos de casa, é praticamente uma instituição dos botecos curitibanos. Não à toa, o Pudim, ao anunciar seu serviço de entrega, já avisa: só não entregamos o Miltinho!
Maneko’s
Alameda Cabral, 19, Centro – (41) 3324-8299. Atende de segunda a sexta, das 9 às 23h. Sábados, até 18h.
Bar do Pudim
Praça do Gaúcho, 322, São Francisco – (41) 3022- 1553. Atende de segunda a quarta, das 17h à 0h. Quinta e sexta, das 17h à 1h. Sábados, das 12 às 22h.
***