baixa-gastronomia
Neste domingo (23) tem festa na Igreja do Cascatinha com frango e polenta
Santa Felicidade como antigamente

Aos domingos, em Curitiba, quase todos os caminhos levam a Santa Felicidade. No domingo, 23 de outubro, mais ainda – é a festa de 60 anos da Capela de São Judas Tadeu, mais conhecida como a Igreja do Cascatinha.
Se tem festa, tem almoço. Tradicional, como tem de ser: frango, polenta, risoto, macarrão, maionese e salada de escarola. Pra beber, vinho da colônia. É bom chegar cedo – os quase 70 voluntários da comunidade preparam comida pra um batalhão de 800 pessoas, o galpão é grande, mas as filas são inevitáveis. Leve dinheiro – não é possível pagar com cartão.
“Fazemos cinco almoços por ano. Quatro para manutenção das obras da capela, e um, em dezembro, beneficente”, explica Claudio Parise, um dos responsáveis pela equipe que prepara os banquetes.
A capela foi erguida em 1956, numa ação entre amigos da comunidade. Toda construída em madeira (pinheiro, principalmente), é zelosamente mantida como era quando foi construída, há 60 anos. Faz aniversário no próximo dia 30, dia de São Judas Tadeu. Só é aberta aos domingos, para a missa das 8 da manhã – e permanece de portas abertas quando há almoço.
Se você não puder ir dia 23, dê uma passada no fim de qualquer dia, durante a semana. Ver os descendentes de italianos, muitos já idosos, jogando três-sete, chinquilho (ambos jogos de cartas) ou bocha já vale o passeio.
Onde
Rua Ângelo Trevisan, 184, Cascatinha.
Rua Ângelo Trevisan, 184, Cascatinha.
Preço
R$ 28 por pessoa; bebidas à parte. Não aceita cartões.
R$ 28 por pessoa; bebidas à parte. Não aceita cartões.